TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ENGENHARIA AGRÍCOLA E AMBIENTAL HIDRÁULICA APLICADA ABELARDO MONTENEGRO

Por:   •  20/9/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.411 Palavras (6 Páginas)  •  104 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO

ENGENHARIA AGRÍCOLA E AMBIENTAL

HIDRÁULICA APLICADA  

ABELARDO MONTENEGRO

BARRAGENS

Discente:

- Victor Batista Rodrigues

 Critérios de escolha do tipo de barragem

Uma das etapas do projeto de barragem que requer bastante cuidado e experiência é a escolha do tipo de barragem a ser construída. Diversos aspectos devem ser considerados para que se opte pela configuração de barragem mais adequada para a região onde esta será inserida. Alguns desses aspectos são:

 Disponibilidade de material

É importante ter um amplo conhecimento quanto ao tipo, a localização e o volume dos materiais da região que possam ser aproveitados na construção da barragem. Para isso realiza-se uma análise das características geotécnicas do solo nas áreas próximas a obra. Têm-se então algumas indicações do tipo de barragem mais adequado, considerando-se as características do material disponível, como mostrado na Tabela 1, de acordo com Sayão (2009).

Tabela 1: Relação entre material disponível e tipo de barragem adequado (SAYÃO, 2009).

[pic 2]

Alguns aspectos construtivos também devem ser considerados como a área de armazenamento do material de empréstimo, o ideal é que a utilização seja direta, ou seja, disposto no corpo da barragem logo após a sua escavação. A distância entre a localização original desse solo e a área onde ele será aplicado na obra, deve ser avaliada. O ideal é que a área de exploração esteja em cotas superiores à da área de lançamento no aterro para facilitar o transporte.

 Topografia

Uma análise da forma e da dimensão do vale onde será inserida a barragem é fundamental na etapa de escolha do tipo mais apropriado de barragem. Os vales nos quais o rio a ser barrado está inserido podem ser abertos (menor razão entre a altura e o comprimento da crista - H/L), fechados (maior razão H/L) e intermediários. E ainda podem ser classificados quanto à forma a que se assemelham, sendo chamados de vale em V (mais usual e área de construção facilita o projeto) ou vale em U (encostas íngremes e maior volume de aterro).

 Na Tabela 2 são mostradas as características de cada vale e o tipo de barragem mais indicado, segundo Sayão (2009).

Tabela 2: Tabela que correlaciona tipo de vale e tipo de barragem mais indicado (SAYÃO, 2009).

[pic 3]

 Clima

Os fatores climáticos influenciam diretamente nas características do solo da região, assim como interferem no prazo (cronograma da obra) e nas técnicas construtivas utilizadas na construção da barragem. Sendo assim, a frequência das chuvas, a variação de temperatura da região e a umidade local, são fatores meteorológicos que devem ser avaliados na fase de escolha do tipo de barragem. De um modo geral, lugares com clima úmido tem disponibilidade de solos finos em camadas espessas, enquanto os com clima seco tem solos mais grosseiros em camadas rasas. A intensidade e a duração das chuvas são itens que requerem uma avaliação mais aprofundada, pois as chuvas influenciam no cronograma da obra e na erosão do talude de jusante durante a vida útil da barragem (no caso de barragens de terra ou terra e enrocamento). Além disso, a pluviometria interfere no controle da umidade ótima na fase de execução e compactação dos aterros. Sayão (2009) estabelece uma correlação entre índices pluviométricos e sua influência nos dias de paralisação na construção do aterro, conforme mostrado na Tabela 3.

Tabela 3: Correlação entre a intensidade de chuva e os dias de paralisação na construção do aterro (SAYÃO, 2009).

[pic 4]

Ainda quanto ao clima é fundamental se estudar o regime de cheias do rio que será barrado. A vazão do rio na época da construção pode ser decisiva na escolha do tipo de barragem.

 Material de fundação

É imprescindível a análise de resistência, deformabilidade e permeabilidade do material de fundação sobre o qual a barragem será construída. De acordo com essas características da fundação pode-se então indicar o tipo de barragem mais adequada. Além disso, com essas análises determina-se qual tratamento será realizado no solo de fundação. Os tratamentos de fundação serão citados mais adiante neste trabalho, mas é importante citar que eles também podem interferir no volume total da barragem, já que uma das formas de tratamento é a remoção ou substituição do solo de fundação, quando este é inadequado. Na Tabela 4, são mostrados os tipos mais adequados de barragem para fundação em rocha de acordo com as suas propriedades mecânicas.

Tabela 4: Correlação entre a classe da rocha e o tipo de barragem mais adequada (MARQUES FILHO e GERALDO, 1998).

[pic 5]

Para as fundações em solo as barragens mais adequadas são de terra, terra e enrocamento. Pois estas podem sofrer mais deformações do que as demais, e as fundações em solo sofrem mais deformações do que as em rocha.

 Hidrológico-hidráulico

Os estudos hidrológicos das vazões do rio, do nível do reservatório e da altura de borda livre, são utilizados para a determinação da altura da barragem. Através desses estudos verifica-se também se a barragem será autovertedoura ou não, e portanto, define-se o tipo de barragem que será capaz de suportar o galgamento, quando este for necessário. Ainda na área de hidrologia, a análise das ondas no reservatório, assim como dos ventos que geram essas ondas, é fundamental para se projetar uma barragem que tenha um talude de montante que suporte os efeitos causados por esses dois fenômenos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)   pdf (275 Kb)   docx (263.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com