TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MOVIMENTOS SOCIAIS NO BRASIL

Seminário: MOVIMENTOS SOCIAIS NO BRASIL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/11/2014  •  Seminário  •  456 Palavras (2 Páginas)  •  226 Visualizações

Página 1 de 2

Os maiores protestos no Brasil em pouco mais de 20 anos e que reuniram centenas de milhares de pessoas nas ruas de todo o país nas duas últimas semanas começaram por causa do aumento das tarifas de passagens de ônibus em São Paulo. Mas, em poucos dias, o número e a composição dos mobilizados aumentou, ampliando também a lista de reivindicações por melhorias no país.

O estopim para a massificação dos protestos foi a violenta repressão, pela polícia, às contestações na Avenida Paulista, centro financeiro de São Paulo, na última quinta-feira (12/06). Mais de duzentas pessoas foram detidas. Vários jornalistas e manifestantes foram feridos.

Para o sociólogo Marcello Barra, foram os jovens universitários brasileiros usuários do transporte público que puxaram os protestos. "Quando tivemos a marcha da quinta-feira (12/06) em São Paulo, da violência explícita, houve uma reação generalizada da sociedade", disse, em entrevista à DW Brasil. Barra avalia que os protestos hoje envolvem movimentos de cidadania, sem teto, sem terra, artistas, negros, mulheres, ativistas pelos direitos de homossexuais, trabalhadores, estudantes e muitos outros. "Com a derrota do poder do Estado na quinta-feira, pelos atos violentos, a população tomou coragem", disse.

"É muito difícil identificar quem são os organizadores", analisou o cientista político David Fleischer. Ele acredita que o movimento de contestação no Brasil é essencialmente formado por iniciativas individuais, com a participação de diversos grupos, mas sem a interferência direta de instituições. Segundo pesquisa do Instituto Datafolha, feita durante um dos protestos em São Paulo, na segunda-feira (17/06), 84% dos participantes não tinham preferência partidária.

Novo modelo político

Os excessos da polícia durante o protesto da quinta-feira (12) em São Paulo motivaram o advogado Marcello Feller a se juntar a um grupo de dois mil voluntários que estão prestando auxílio jurídico aos manifestantes. "Sou advogado criminal e luto no meu dia a dia contra os abusos do Estado", disse.

"É como o meu país estivesse me chamando, eu precisava fazer parte disso, ao vivo e a cores. Eu sempre fui muito questionador e achei que já estava no momento de parar de olhar a vida pela janela e ir para o meio da multidão", relatou o editor de moda Rafael Moura, de 30 anos, quando perguntado sobre o motivo que o fez ir às ruas.

Polícia atira gás lacrimogêneo em manifestantesa caminho do estádio Castelão, em Fortaleza

Polícia atira gás lacrimogêneo em manifestantesa caminho do estádio Castelão, em Fortaleza

Rafael participou da marcha que reuniu 100 mil pessoas no Rio de Janeiro na segunda-feira (17), a maior aglomeração no país no dia em que os protestos se espalharam por todo o Brasil, com participação de mais de duzentas mil pessoas em várias cidades. "Vi jovens, pais com filhos, senhores, artistas, diferentes sexualidades. O que temos em comum é o sentimento se insatisfação", constata.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com