TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Magna Carta

Ensaios: Magna Carta. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/9/2013  •  474 Palavras (2 Páginas)  •  289 Visualizações

Página 1 de 2

Questões de Aprendizagem - Ergonomia e segurança do Trabalho

1 – Qual o conceito de Ergonomia segundo á Economia Reserch Society ( 1949) ?

E o que diz a NR – 17, subitem 17.1 a respeito ?

R: Ergonomia ( palavra de origem grega ergonomos onde ergo = trabalho e nomos = regras leis naturais. “É o estudo do relacionamento entre o homem e seu trabalho, equipamento e ambiente e, particularmente, a aplicação dos conhecimentos de anatomia, fisiologia e psicologia na solução dos problemas surgidos desse relacionamento” (Ergonomics Research Society, 1949). O sub-item 17.1 diz que esta Norma Regulamentadora visa a estabelecer parâmetros que permitam a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, de modo a proporcionar um máximo de conforto, segurança e desempenho eficiente.

2 – Quanto ao levantamento, transporte e descarga industrial de peso, o que diz o sub-item 17.2.2 da NR -17 ?

R: O sub-item 17.2.2 da norma regulamentadora 17 diz que “não deverá ser exigido nem admitido o transporte manual de cargas, por um trabalhador cujo peso seja suscetível de comprometer sua saúde ou sua segurança”.

3 – O que diz a NR17 sub-item 17.3 quanto ao mobiliário dos postos de trabalho ?

R: O sub-item 17.3 se refere ao modo de trabalho dizendo que sempre que o trabalho puder ser executado na posição sentada, o posto de trabalho deve ser planejado ou adaptado para esta posição. Os assentos utilizados nos postos de trabalho devem atender aos seguintes requisitos mínimos de conforto:altura ajustável à estatura do trabalhador e à natureza da função exercida;características de pouca ou nenhuma conformação na base do assento; borda frontal arredondada e encosto com forma levemente adaptada ao corpo para proteção da região lombar.

4 – O que significa a sigla NI0SH ?

R: NI0SH (National Institute of Occupational Safety and Health) – Instituto Nacional e Ocupacional de Segurança e Saúde.

5 – Cite 5 posições da NR-17 relativos ao levantamento, ao transporte e á descarga individual de cargas ?

R:a) Transporte manual de cargas designa todo transporte no qual o peso da carga é suportado inteiramente por um só trabalhador, compreendendo o levantamento e a deposição da carga.

b) Transporte manual regular de cargas designa toda atividade realizada de maneira contínua ou que inclua, mesmo de forma descontínua, o transporte manual de cargas.

c) Todo trabalhador designado para o transporte manual regular de cargas, que não as leves, deve receber treinamento ou instruções satisfatórias quanto aos métodos de trabalho que deverá utilizar, com vistas a salvaguardar sua saúde e prevenir acidentes.

d) Com vistas a limitar ou facilitar o transporte manual de cargas deverão ser usados meios técnicos apropriados.

e) Quando mulheres e trabalhadores jovens forem designados para o transporte manual de cargas, o peso máximo destas cargas deverá ser nitidamente inferior àquele admitido para os homens, para não comprometer a sua saúde ou

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com