TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mamutes

Artigo: Mamutes. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/3/2015  •  334 Palavras (2 Páginas)  •  187 Visualizações

Página 1 de 2

O mamute é um animal extinto que pertence ao gênero Mammuthus e à família Elephantidae incluída nos proboscídeos. Tal como os elefantes, estes animais apresentavam tromba e presas de marfim encurvadas, que podiam atingir cinco metros de comprimento, mas tinham o corpo coberto de pelo. Estes animais extinguiram-se há apenas 12 000 anos e foram muito comuns no Paleolítico, onde foram uma fonte importante de alimentação do homem da Pré-história.1

Os mamutes viviam na África, norte da Ásia e América do Norte em climas temperados e frios. Já foram, no entanto, encontrados vestígios destes animais na América do Sul, por exemplo marcas de dentes. Estes animais extinguiram-se provavelmente devido às alterações climáticas do fim da Idade do Gelo. Descobertas mostram também que o ser humano teve papel fundamental sobre a extinção dos Mamutes. A descoberta mostra que o ser humano da Idade da Pedra caçava mamutes para obtenção de comida e vestimentas e que usava seus ossos e couro para fabricação de casas.

Lyuba, um exemplar mumificado de Mamute-lanoso

Na Sibéria, descobriram-se restos congelados de mamutes em excelente estado de conservação, como tutanos, peles com pelo e até sangue em estado líquido. Esta descoberta permitiu se fazer estudos genéticos e averiguar que este gênero é mais próximo do elefante asiático (Elephas) que do africano (Loxodonta). Atualmente especula-se sobre a possibilidade de clonar o DNA destes fósseis e fazer reviver a espécie (especialmente o mamute lanoso).Os animais clonados serão colocados numa reserva natural, chamada Parque Pleistoceno, na Rússia, na região siberiana, mas não só o mamute será revivido, também outras espécies de animais que agora estão extintas e tinham vivido nesse mesmo local, tem a chance de serem revividas.

O Mamute se dividia em 15 espécies confirmadas até então, são elas:

Modelo de um mamute em Nordhausen (Alemanha).

Mammuthus meridionalis - Mamute-ancestral

Mammuthus trogontherii - Mamute-da-estepe

Mammuthus columbi - Mamute-columbiano

Mammuthus primigenius - Mamute-lanoso

Mammuthus exilis - Mamute-pigmeu

Mammuthus imperator - Mamute-imperial

Mammuthus lamarmorae - Mamute-anão-da-Sardenha

Mammuthus africanavus - Mamute-africano

Mammuthus jeffersonii - Mamute-de-Jefferson

Mammuthus subplanifrons - Mamute-sul-africano

Mammuthus creticus - Mamute-de-creta

Mammuthus sungari - Mamute-do-rio-Songhua

Mammuthus rumanus - Mamute-romeno

Mammuthus sp. - Mamute-anão-das-ilhas-Ryukyu

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com