TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE VISITA TÉCNICA A EMPRESA MAMUTE

Por:   •  4/12/2016  •  Relatório de pesquisa  •  1.384 Palavras (6 Páginas)  •  1.352 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

Arleson Kennedi França dos Santos

Relatório da Visita Técnica á Lavanderia Mamute

Caruaru, junho de 2012

Introdução

        

A visita técnica realizada a Lavanderia Mamute, que funciona no agreste pernambucano, na cidade de Toritama, tem como finalidade descrever o processo e as etapas de reaproveitamento da água utilizada na lavagem do jeans. Dessa forma, relata-se que essa técnica utilizada é bastante viável tendo em vista que além de diminuir o custo com a demanda do efluente se torna ainda mais essencial pois a região em que essa empresa se situa apresenta uma carência em recursos hídricos.

        Além disso, apresenta os objetivos geral e específico com que a empresa mamute desempenha essas atividades e também detalha a importância e a contribuição com que ela está realizando não apenas com a própria empresa, mas também com todo meio ambiente, devido a grande diminuição de poluentes que agrediriam diretamente o meio ambiente.

Objetivo Geral

Este relatório tem como objetivo geral o estudo e compreensão de como funciona o sistema de tratamento de água utilizado pela Empresa Mamute, visando que além do benefício econômico em que esse sistema proporciona também ocorre uma redução significativa nos riscos ao meio ambiente.

Objetivo Específico

          O objetivo específico está associado, a verificação de que após o tratamento da água, os resíduos que contaminariam principalmente os rios são bastantes reduzidos assim emitindo o menor possível de poluentes para o meio ambiente, principalmente ao rio Capibaribe, destino da água utilizada pela Lavanderia. Esse rio possui sua nascente em Serra Negra e passa pelo Agreste e Zona da Mata do estado até chegar à região Metropolitana do Recife e desaguar no mar.

        

Fundamentos teóricos

Tratamento do Efluente

O tratamento da água deve ser iniciado desde as nascentes, até as barragens, através da proteção aos mananciais. A poluição de sua água por detritos, impurezas, dejetos domésticos, agrícolas e industriais, deve ser controlada o melhor possível, através de análises de rotina.

  1. Coagulação e Decantação

A água é conduzida aos misturadores que ajudam na floculação. Esta consiste na formação de flocos coloidais de hidróxido de alumínio, resultantes da reação entre sulfato de alumínio e a cal. Logo após, ela é conduzida aos tanques de decantação, em que permanecerá por aproximadamente três horas. Devido a esse processo os flocos se condenção e as partículas mais pesadas juntamente com impurezas descem e se acumulam no fundo do recipiente, assim melhorando sua qualidade química e sanitária.

  1. Filtração

Após sair do tanque de decantação, a água passa por um sistema de filtração, em que as impurezas que não se acomodaram no fundo do recipiente fique retida nesses filtros. Geralmente, os filtros são formados por camadas de areia. Eles permitem que o fluído torne-se límpido, com sabor e odor mais agradáveis. Porém, não é suficiente para garantir a potabilidade da água, pois parte dos micróbios é capaz de ultrapassar as camadas de areia dos filtros. Com isso, o processo mais utilizado para torna-la potável é através da adição de cloro na forma de gás em solução de hipoclorito. Com isso ela torna-se pronta para o consumo.

Lavanderias que adotaram o sistema de reutilização da água

        

Após a implantação do sistema de tratamento da água usado pela pioneira mamute, várias lavanderias tomaram como exemplo e começaram a adotar esse processo em que se utiliza de um tratamento do efluente utilizado na lavagem das peças de roupas e logo após sua reutilização o que consequentemente além de diminuir o custo para empresa ainda diminui bastante a poluição principalmente nos rios, destino desses efluentes. Com isso, em um processo similar ao da mamute várias lavanderias em regiões vizinhas estão reaproveitando a água que lava-se o jeans e outras peças de roupa, como por exemplo as lavanderias Alvorada Nova e Stomp Laser.

  1. Lavanderia Alvorada Nova        

A lavanderia Alvorada Nova se situa na cidade de Caruaru-PE, ela faz o tratamento de água que é usada pela sua própria confecção. Além de não descartar mais água sem tratamento na bacia do rio Ipojuca, que é um dos principais rios da região, esse processo também permite que parte do efluente seja reutilizado na lavagem das peças.

Com isso, a Alvorada Nova consegue reutilizar cerca de 30% dos 30 mil litros gastos semanalmente com a lavagem de peças de roupa, principalmente o jeans. O proprietário da empresa Damião Jadilson da Silva relata que após o tratamento, o efluente fica em uma ótima qualidade para seu uso e além disso os custos da lavanderia foram reduzidos.

  1. Lavanderia Stomp Laser

A Stom laser também se localiza em Caruaru ela é uma das lavanderias que adotou o sistema de tratamento porém ainda não está com os processos totalmente finalizados, mas já está se fazendo o tratamento da água utilizada na lavagem do jeans de seus clientes, assim permitindo que a água possa ser descartada para a natureza. As estimativas são que 40% do líquido utilizado pela empresa possa ser reutilizado.

Metodologia

O processo que a Mamute utiliza para o tratamento da água é o processo físico químico que divide-se em três etapas, em que primeiramente ocorre a separação dos resíduos sólidos, posteriormente passa para os tanques de equalização e finalizando com a adição dos produtos químicos denominado processo de batelagem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)   pdf (114.5 Kb)   docx (18.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com