TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Matriz Analogica

Dissertações: Matriz Analogica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/11/2014  •  541 Palavras (3 Páginas)  •  376 Visualizações

Página 1 de 3

MATRIZ ANÁLITICA PARA MONTAGEM DO PROJETO DE PESQUISA

NOME: Valnéviton Castro de Souza – Matricula:

CURSO: Pós-graduação em História e Cultura Afro-brasileira.

POLO: Santa Cruz Cabrália / BA – Turma: 2014.1

Matriz Analítica Para Montagem Do Projeto de Pesquisa apresentado à Faculdade de Ciências Educacionais (FACE), do Instituto Pró Saber do curso de Pós-Graduação Lato Sensu em História e Cultura Afro-brasileira para aprovação na disciplina Metodologia Científica.

TEMA:

Afrodescendentes brasileiros no mercado de trabalho.

DELIMITAÇÃO DO TEMA:

A discriminação consciente que ainda predomina no mercado de trabalho brasileiro.

PROBLEMA:

De que modo a sociedade vem se comportando com relação à acessibilidade, à ascensão e a igualdade de direitos dos Afrodescendentes no mercado de trabalho brasileiro. Quais são os fatores que incentivam a discriminação no mercado de trabalho.

JUSTIFICATIVA:

Pretende-se investigar os fatores que sustentam a discriminação racial no mercado trabalhista brasileiro, por entender que por serem maioria no Brasil os negros exercem importante contribuição na economia brasileira. No mercado de trabalho, historicamente, os negros são renegados a ofícios baseados na força braçal onde são privados dos direitos constitucionais ou sofrem algum tipo de cerceamento de oportunidades em seus locais de trabalho.

Assim, esta pesquisa visa chamar a atenção para esse crime contemporâneo, bem como desmistificar a crença de que a discriminação racial no Brasil tem diminuído após o advindo das novas tecnologias do trabalho.

HIPÓTESE:

As ações discriminatórias para com os trabalhadores Afrodescendentes indicam que o racismo continua presente, ainda que maquiado, por parte de muitos segmentos trabalhistas da sociedade brasileira. Várias pesquisas de institutos e fundações sérias ( IDH, IPEA, DIEESE, IBGE/PNAD, SINE, FGV, etc...) revelam o negro em desvantagem salarial em relação ao branco, o que nos leva a afirmar que as desigualdades passam indubitavelmente pela questão etno-racial. Dentro das quinhentas maiores empresas do país, negros somam 23,4% dos funcionários, 13.5% com cargos de chefia, 8.8% gerentes e 1,8% executivos conforme pesquisa.Na percepção de 1% das empresas não há negros nem entre funcionários.

OBJETIVO GERAL:

Analisar os fatores que interferem no ingresso, na permanência e na progressão do Afrodescendente no mercado de trabalho no mesmo nível de igualdade com o branco.

OBJETIVO ESPECIFICO:

1 - Identificar os fatos que levam os segmentos trabalhistas à exclusão do Afrodescendente;

2 - O estudo das práticas excludentes em que tratam os Afrodescendentes no mercado de trabalho, de maneira depreciativa.

3 – Demonstrar que o acesso ao trabalho qualificado e a ascensão a cargos superiores

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com