TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Medicina dos incas, maias e astecas

Por:   •  12/2/2017  •  Seminário  •  1.081 Palavras (5 Páginas)  •  7.791 Visualizações

Página 1 de 5

                  Medicina dos povos Incas, Maias e Astecas

1. Medicina Asteca

  A medicina asteca, exercida pelos sacerdotes, apresentava relativo conhecimento da anatomia humana devido à prática de sacrifícios humanos, comum nessa civilização, além de terem o conhecimento do efeito de diversas plantas usadas para cura. Havia também o estudo específico de determinada enfermidade, o que leva a crer que os sacerdotes eram especialistas em curar certas doenças.    

 Os tratamentos das doenças foram baseados em dois aspectos: por um lado, se ocuparam da saúde espiritual, cujo desequilíbrio abria as portas à deterioração física; por outro lado, recorreram a medicamentos herbários para ajudar na cura sintomática.

A civilização asteca utilizava as ideias e crenças religiosas na explicação e no tratamento das doenças. Em relação a esse conjunto de patologias, os deuses representavam, simultaneamente, uma categoria de análise de causa e possibilidade de intervenção por sua intercessão.

     Tlaloc o deus das águas, foi responsável por doenças reumáticas e síndromes relacionadas à umidade e frio. Acreditava se que esse mesmo Deus puniu os homens que abusavam do consumo de bebida alcoolica, enviando-lhes tremor generalizado, delírio e olhos confusos. Uma descrição das fases finais e seqüelas do alcoolismo; Ciuapipiltin às convulsões e paralisia; Tlazolteotl (tlazolmiquiztli ) quando descontente por uma violação de jejum, voto ou comportamento sexual, induzia o contágio a de doenças como punição.                          

Ixtlilton curava as crianças; Lume, ajudava as parturientes; Xipe Totec o deus esfolador, assim chamado porque o descreviam como um ser coberto pela pele de suas vítimas, era responsável por doenças de pele, furúnculos, sarna e doenças oculares. Havia uma tradição asteca que durante o segundo mês, os astecas promoviam uma procissão onde os doentes se cobriam de pele, obtida por sacrificios humanos, para apaziguar o Deus e conseguir a cura.

Os astecas acreditavam, por exemplo, que havia uma forte conexão entre astrologia e as doenças, ou seja, um indíviduo de determinado astro tende a ter doenças com certas cartacterísticas afetando orgãos específicos.

As práticas médicas astecas utilizavam largamente o cacto peyotl no tratamento da dor. O tabaco e o incenso vegetal, também estavam presentes em suas práticas. Entre os remédios mais conhecidos estava a alimentação dos doentes com dietas a base de milho e ervas tais como: passiflora, o bálsamo-do-peru e a valeriana, empregada como auxiliar do trabalho de parto por ter o princípio ativo análogo à oxitocina.

O código de Sahagun foi escrito por Bernardino de Sahaguin, que dedicou a maior parte de sua longa vida para escrever um exaustivo estudo antropológico dos astecas. Este tratado contém vários textos sobre a sociedade asteca, incluindo o seu desenvolvimento médico. Com ênfase em estudos sobre anatomia em relação a doenças e seus remédios. Já o código Badianus foi um trabalho de Martfn de la Cruz, o manuscrito enfoca o uso de ervas. Portanto, diz respeito ao tratamento farmacológico de doenças. É um tratado de plantas medicinais nativas, enfatizando seus efeitos anestésicos e analgésicos.

       Um grande diferencial e importante característica da civilização asteca era sua preocupação com a limpeza sanitária das cidades, fato esse que colaborou para que as enfermidades não se alastrassem, tanto que a primeira epidemia (varíola) só foi registrada após a invasão dos espanhóis. A cidade de Tenochtitlán, por exemplo, dispunha de vasta rede de esgotos e banheiros públicos. Até mesmo os mortos eram queimados ou enterrados fora dos muros das cidades e cada quarteirão era responsável pela limpeza e higiene das casas.

2. Medicina Maia

A medicina maia é uma complexa mistura de ciência e religião, era praticada pelos padres que herdavam esta posição e recebiam educação especializada. Essa medicina  possuía 6 princípios: a força da vida está em toda a natureza (rios, montanhas) e é de origem espiritual/divina; não há separação entre espírito e corpo; veneração às plantas; a cura deve acontecer de forma integrada com o entendimento de todos, incluindo do curador, paciente, espíritos, plantas; status do sangue era utilizado através da medida do pulso para determinar desbalanceamento e se a doença era física ou espiritual; conceito de frio e calor, as plantas consideradas “quentes” eram usadas para tratar doenças “frias”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (102 Kb)   docx (13.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com