TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Arte Maia Inca E Azteca

Pesquisas Acadêmicas: A Arte Maia Inca E Azteca. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/3/2014  •  1.436 Palavras (6 Páginas)  •  724 Visualizações

Página 1 de 6

DURANTE A ÉPOCA MESOAMERICANA MUITAS CULTURAS SE AMADURECERAM E SE TORNARAM CIVILIZAÇÕES COMO OS OLMECAS, TEOTIHUCANOS, ZAPOTECAS, MAIAS E ASTECAS, ESSE PERÍODO PODE TER OCORRIDO DURANTE 20.000 ANOS ANTES DA CHEGADA DOS ESPANHÓIS NA AMÉRICA EM 1521 ONDE ELES COMEÇARAM A CONQUISTAR E COLONIZAR ESSES POVOS PELA CIDADE ASTECA DE TENOCHTITLÁN.

A CIVILIZAÇÃO MAIS ANTIGA ENCONTRADA NA AMÉRICA ERA A MAIA (CUJO JÁ SE ENCONTRAVA EM DECADÊNCIA na chegada dos espanhóis), era a unica civilização com um sistema de lingua escrita tão eficiente quanto a européia. Os Maias são reconhecidos pela sua matemática, arquitetura e sistemas astronomicos.

A arquitetura Maia é a prova da evolução de sua sociedade junto com o tempo, o que torna hoje suas principais cidades como obras incriveis, eles se utilizavam de tecnicas ainda hoje desconhecidas que podem ser observadas em grandes tempos e piramides escalonadas como:

Templo Maia de Uxmal Pirâmide de Yucatan

Templo dos Guerreiros em Chichén Itzá

Os Maias também tinham seus próprios calendários que eram criados a partir de seus conhecimentos Astronômicos (Um desses calendários que termina em 2012 gerou uma teoria de fim do mundo), esses calendários podiam ser estendidos para delinear qualquer extensão de tempo necessária.

Os Maias dentre todos os povos Pré-Colombianos detinham a escrita mais desenvolvida, o que se da devido ao intercambio com o povo Olmeca.

O povo Olmeca foi um dos mais desenvolvidos dentre o período Mesoamericano tendo entre um dos costumes de sua civilização a dieta, demonstrando que eram muito preocupados com a sua saúde. Foi descoberta também uma espécie de bussola na região onde os Olmecas viviam.

Eles eram os autores das Cabeças colossais que chegam a ter mais de 3 metros de altura encontradas hoje em San Lorenzo, La Venta, Tres Zapotes e Rancho la Cobata:

Cabeça localizada em La Venta Cabeça localizada em San Lorenzo

Os Olmecas produziam altares, cerâmicas de varias formas e esculturas de seu povo em situações de cotidiano.

Vale lembrar que essa população também praticava esportes como o jogo de bola mesoamericano e tinham arenas para a pratica do mesmo:

https://www.youtube.com/watch?v=H-iJxuqjFFs

Com a queda dos Olmecas, surgiu o domínio Teotihuacan com a maior metrópole conhecida da época Mesoamericana. Existem varias pirâmides e construções incríveis nessa cidade como a pirâmide da Lua e a pirâmide do Sol:

Pirâmide do Sol fica à esquerda da Cidade Pirâmide da Lua fica à direita da cidade

Vista panorâmica de Teotihuacan

Os Teotihuacan também faziam mascaras, porém não tinham uma cultura artesanal tão forte quanto às outras civilizações.

Antecedendo o Império Asteca vieram os Toltecas que dominaram a região central de onde hoje é conhecido como México. Os Toltecas usavam esculturas antropomórficas como padrão arquitetônico:

Guerreiros Toltecas no templo de Tula Templo de Tula

Com a invasão do império Tolteca pelos Chichimecas surgiu o Império Asteca, que deram origem a varias tecnologias.

Os Astecas criaram religiões, mitologias, deram origem ao militarismo na região e sua medicina também é exaltada pelos conquistadores Espanhóis.

A Arquitetura Asteca é talvez o que mais representava o conhecimento de seu povo, com seus grandes templos e pinturas representando sua sociedade. A arquitetura Asteca da a impressão que eles queriam ressaltar mais a grandeza do povo ao dar qualidade as obras como as outras civilizações.

Suas esculturas eram visivelmente melhores esculpidas e detalhadas que a dos outros povos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com