TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Microsoft-windos E Dos

Trabalho Universitário: Microsoft-windos E Dos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/5/2014  •  2.135 Palavras (9 Páginas)  •  365 Visualizações

Página 1 de 9

Windows – Origem e Desenvolvimento

Publicado por ourwindowsx

Introdução

Hoje nós falaremos sobre o desenvolvimento do Windows, o seu principal desenvolvedor e um pouco sobre o porquê de seus sistemas operacionais serem os mais aceitos no mercado.

ORIGEM E HISTÓRIA

A Microsoft começou o desenvolvimento de um Gerenciador de Interface (subsequente renomeado Microsoft Windows) em setembro de 1981. O Windows só começa a ser tecnicamente considerado como um SO a partir da versão Windows NT, lançada em Agosto de 1993. O que havia antes eram sistemas gráficos sendo executados sobre alguma versão dos sistemas compatíveis com DOS, como MS-DOS, PC-DOS ou DR-DOS. Somente o MS-DOS era produzido pela própria Microsoft.

O MS-DOS é um sistema operativo que não dispõe de interface gráfica, funciona através de comandos de texto introduzidos no teclado pelo utilizador. O Windows surgiu inicialmente como uma interface gráfica para MS-DOS, que permitia correr programas em modo gráfico, o que permitiu a utilização do mouse, que até à altura era considerado supérfluo em computadores de tipo IBM-PC.

Antes da chegada da interface gráfica, o computador era utilizado a partir de comandos de texto. Não havia interatividade com o usuário. Era muito complicado passar comandos para a máquina sem ter bons conhecimentos de linguagem de programação.

http://ourwindowsx.wordpress.com/2012/02/20/windows-origem-e-desenvolvimento/

http://www.historiadetudo.com/windows.html

Origem e Desenvolvimento

Tudo começou a mudar quando em 1981, a Microsoft iniciou o desenvolvimento de um Gerenciador de Interface (Windows), possibilitando o uso do mouse em uma interface cheia de janelas. Este foi um novo passo para o mundo da informática, pois o desenvolvimento do Windows deu o início a uma nova geração de sistemas que possuíam interface gráfica, nos quais os usuários viam o que desejavam e simplesmente clicavam.

O Windows só começou a ser tecnicamente considerado como um SO a partir da versão Windows NT, lançada em Agosto de 1993. O que havia antes eram sistemas gráficos sendo executados sobre alguma versão dos sistemas compatíveis com DOS, como MS-DOS, PC-DOS ou DR-DOS. Somente o MS-DOS era produzido pela própria Microsoft.

Bill Gates Paul Allen

Microsoft Windows é uma popular família de sistemas operacionais criados pela Microsoft, empresa fundada por Bill Gates e Paul Allen.

SIGNIFICADO DO NOME

A palavra Windows em português significa janelas. A sua interface [gráfica é baseada no padrão WIMP previamente desenvolvido em Xerox PARC: possui janelas que exibem informações e recebem respostas dos utilizadores através de um teclado ou de cliques do mouse.

O registro da marca Windows foi legalmente complicado, pelo fato dessa palavra ser de uso corrente em inglês.

O registro da marca Windows foi legalmente complicado, pelo fato dessa palavra ser de uso corrente em inglês.

Bill Gates estava, na época, trabalhando para a Apple, e se aproveitando de Steve Jobs, conseguiu exemplares do novo computador, o Lisa. Com isto Bill Gates, que já havia formado uma nova empresa (Microsoft), trabalhou em cima da Lisa, criando o Windows, com algumas melhorias em relação ao sistema de Jobs.

Paul Allen é o principal fundador da Microsoft ao lado de Bill Gates, conheceu Gates na escola, e decidiu segui-lo.

Ao deparar um artigo com Bill Gates de uma revista sobre o Altair 8800, uns dos primeiros computadores, perceberam que este necessitaria de uma linguagem de programação mais simples, por forma a torná-lo mais atrativo aos potenciais clientes.

No espaço de algumas semanas os dois desenvolveram uma versão funcional da linguagem de programação BASIC para o Altair, e licenciaram o software à empresa MITS (Micro Intrumentation Telemetry Systems), o fabricante do Altair.

Em 1975, Paul Allen e Bill Gates mudaram-se para Albuquerque, Novo México, onde o Altair era fabricado, e começaram a fazer negócio, com a fundação da empresa Microsoft.

Ao mesmo tempo, Allen juntou-se à MITS como diretor de software, mas, renunciou ao cargo em 1976 para se dedicar a tempo integral à Microsoft.

Em 1979 a Microsoft mudou a sua sede para a área de Seattle e em 1981 a companhia lançou o sistema operacional MS-DOS, que se transformou rapidamente no sistema operacional padrão para computadores pessoais.

Allen trabalhou diretamente no desenvolvimento de alguns dos produtos mais inovadores e populares da companhia, como o Windows e Microsoft Word.

Ao descobrir que estava doente, deixou o seu trabalho na Microsoft, mas permaneceu no quadro de diretores, e reteve uma porcentagem considerável de ações da companhia.

Voltou a Microsoft em 1990, ocupando uma posição de diretor, porém em setembro de 2000, decidiu abandonar completamente a Microsoft e todos os cargos que ocupava. Em um emotivo comunicado, assinado pelo próprio Bill Gates, foi reconhecida a contribuição de Allen ao sucesso da companhia.

Apesar de ter sido muito influente na Microsoft, hoje em dia as ações de Paul Allen na empresa não chegam a nem 1%, sendo que em 1976 ele possuía 40% das ações.

Mesmo sem ações consideráveis na empresa em que ele próprio ajudou a construir, Paul Allen 48° pessoa mais rica do mundo, com 14,2 bilhões de dólares, fruto de outros grandes empreendimentos.

Versões

A família Windows, como é denominada pela Microsoft, começa com o Windows 1.0, 2.0, 3.1, 3.1, 3.11, Windows 95, Windows NT, Windows 98, Windows ME, Windows 2000, Windows XP, Windows Vista Windows 7 e o mais recente Windows 8.

As primeiras versões do Windows, em 1983, eram vendidas em uma caixa com quatro disquetes, demorava uma grande quantidade de tempo para instalar e o espaço total do sistema ocupava apenas 1 MB.

A versão do Windows, o Windows 7, é um sistema muito bem aceito uma vez que é estável, o seu visual é intuitivo e tem uma boa performance em uma grande gama de computadores, de variadas configurações

Aproximadamente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com