TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mitologia

Seminário: Mitologia. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/5/2014  •  Seminário  •  1.693 Palavras (7 Páginas)  •  233 Visualizações

Página 1 de 7

Mitologia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

NoFonti.svg

Este artigo ou se(c)ção cita uma ou mais fontes fiáveis e independentes, mas ela(s) não cobre(m) todo o texto (desde Dezembro de 2008).

Por favor, melhore este artigo providenciando mais fontes fiáveis e independentes e inserindo-as em notas de rodapé ou no corpo do texto, conforme o livro de estilo.

Encontre fontes: Google — notícias, livros, acadêmico — Scirus — Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.

Prometeu (1868 por Gustave Moreau)

O termo mitologia pode referir-se tanto ao estudo de mitos, ou a um conjunto de mitos.1 Por exemplo, mitologia comparada é o estudo das conexões entre os mitos de diferentes culturas,2 ao passo que mitologia grega é o conjunto de mitos originários da Grécia Antiga. O termo "mito" é frequentemente utilizado coloquialmente para se referir a uma história falsa,3 4 mas o uso acadêmico do termo não denota geralmente um julgamento quanto à verdade ou falsidade.4 5 No estudo de folclore, um mito é uma narrativa sagrada que explica como o mundo e a humanidade veio a ser da forma que é atualmente.5 6 7 Muitos estudiosos em outros campos usam o termo "mito" de forma um pouco diferente.7 8 9 Em um sentido muito amplo, a palavra pode se referir a qualquer história tradicional.10

Os mitos são, geralmente, histórias baseadas em tradições e lendas feitas para explicar o universo, a criação do mundo, fenômenos naturais e qualquer outra coisa a que explicações simples não são atribuíveis. Mas nem todos os mitos têm esse propósito explicativo. Em comum, a maioria dos mitos envolvem uma força sobrenatural ou uma divindade, mas alguns são apenas lendas passadas oralmente de geração em geração.

Figuras mitológicas são proeminentes na maioria das religiões e a maior parte das mitologias estão atadas a pelo menos uma religião. Alguns usam a palavra mito e mitologia para desacreditar as histórias de uma ou mais religiões.

O termo é frequentemente associado às descrições de religiões fundadas por sociedade antigas como mitologia romana, mitologia grega, mitologia egípcia e mitologia nórdica, que foram quase extintas. No entanto, é importante ter em mente que enquanto alguns vêem os panteões nórdicos e céltico como meras fábulas outros os têm como religião (ver Neo paganismo).

Pessoas de muitas religiões tomam como ofensa a caracterização de sua fé como um conjunto de mitos, pois isso é afirmar que a religião em si é uma mentira. Mesmo assim, muitas pessoas concordam que cada religião tem um grupo de mitos os quais desenvolveram-se somados às escrituras.

Um exemplo cotidiano ocorre nos países cuja maioria populacional segue religiões de origem judaico-cristãs, como o Brasil ou México. Quando um seguidor de outra religião que não a cristã refere-se ao cristianismo como sendo um conjunto de mitos, seus seguidores sentem-se ofendidos.

Índice [esconder]

1 Natureza dos mitos

1.1 Características típicas

2 Religião e mitologia

3 Mitologia moderna

4 Referências

5 Referências bibliográficas

6 Ver também

Natureza dos mitos[editar | editar código-fonte]

Mitologia

Mitologia africana

Mitologia asteca

Mitologia armênia

Mitologia céltica

Mitologia cristã

Mitologia chinesa

Mitologia egípcia

Mitologia eslava

Mitologia grega

Mitologia hindu

Mitologia inca

Mitologia islâmica

Mitologia japonesa

Mitologia judaica

Mitologia khoi

Mitologia maia

Mitologia maori

Mitologia mesopotâmica

Mitologia nórdica

Mitologia persa

Mitologia romana

Mitologia tupi-guarani

Lista de mitologias

Veja também

Religião

Paganismo

Simbolismo

Teologia

Teologia comparativa

Esta caixa: ver • editar

Características típicas[editar | editar código-fonte]

Os personagens principais nos mitos são geralmente deuses ou heróis sobrenaturais.11 12 13 Como histórias sagradas, os mitos são muitas vezes endossados pelos governantes e sacerdotes e intimamente ligados à religião.11 Na sociedade em que é divulgado, um mito é geralmente considerado como um relato verdadeiro de um passado remoto.11 12 14 15 Na verdade, muitas sociedades têm duas categorias de narrativas tradicionais: "histórias verdadeiras" ou mitos, e as "histórias falsas" ou fábulas.16 Mitos geralmente estão ambientados em uma época antiga, quando o mundo ainda não tinha atingido sua forma atual,11 e explicam como o mundo atingiu sua forma atual5 6 7 17 e como os costumes, instituições e tabus foram estabelecidos.11 17

Religião e mitologia[editar | editar código-fonte]

Alguns usam os termos mito e mitologia para ilustrar histórias de uma ou mais religiões como algo falso ou duvidoso. Enquanto quase todos os dicionários incluem essa definição, mito nem sempre significa que uma história é falsa, tampouco verdadeira. O termo é constantemente utilizado nesse sentido de descrever religiões criadas pelas sociedades antigas, cujos ritos estão quase extintos. Muitas pessoas não consideram as histórias sobre a origem e acontecidos, como

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com