TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Movimentos Sociais

Por:   •  15/9/2016  •  Artigo  •  4.811 Palavras (20 Páginas)  •  198 Visualizações

Página 1 de 20

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ

CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO, COMUNICAÇÃO E ARTES

CURSO: LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA

DISCIPLINA: EDUCAÇÃO E MOVIMENTOS SOCIAIS

PROFESSOR: ANTONIO GLAUBER ALVES OLIVEIRA

        

 MARCOS ROBERTO DANTAS DOS SANTOS

VÂNIA RODRIGUES DE MEDEIROS SILVA

MOVIMENTOS SOCIAIS: AS SOCIABILIDADES NO ASSENTAMENTO 17 DE ABRIL NO MUNICÍPIO DE TERESINA – PI.

TERESINA – PI

SETEMBRO - 2016

Marcos Roberto Dantas Dos Santos

Vânia Rodrigues de Medeiros Silva

MOVIMENTOS SOCIAIS: AS SOCIABILIDADES NO ASSENTAMENTO 17 DE ABRIL NO MUNICÍPIO DE TERESINA – PI.

Artigo apresentado à Universidade Estadual do Piauí – UESPI, como pré-requisito para obtenção de nota na Disciplina: Educação e Movimentos Sociais do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Estadual do Piauí – UESPI. Orientador: Prof. Antonio Glauber Alves oliveira

TERESINA – PI

SETEMBRO – 2016.

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO                ...05

2. MOVIMENTOS SOCIAIS: AS POLÍTICAS ASSISTENCIAIS E AÇÕES DE INTERVENÇÃO DO ESTADO. ......................................................................        

3. A COMPOSIÇÃO SOCIAL DOS ASSENTAMENTOS RURAIS NO PAÍS: ASPECTOS DAS POLÍTICAS PÚBLICAS        

4. A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO NO CAMPO NA CONSTRUÇÃO DA CRITICIDADE DE SEUS PARTICIPES.                    

CONSIDERAÇÕES FINAIS        

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        

[pic 1]

MOVIMENTOS SOCIAIS: AS SOCIABILIDADES NO ASSENTAMENTO 17 DE ABRIL NO MUNICÍPIO DE TERESINA – PI.

Marcos Roberto Dantas Dos Santos[1]

Vânia Rodrigues de Medeiros Silva[2]

RESUMO

O objetivo desse artigo é analisar, compreender e discutir o conceito de movimentos sociais, analisando o seu contexto histórico, sociocultural e político. Para melhor compreender esse estudo nos apropriaremos das idéias de Stuart Hall, Marx, Thompson dentre outros. Esses referenciais permitirão uma compreensão mais significativa sobre os movimentos sociais e suas representatividades sociais. Esse estudo busca apresentar e refletir sobre complexidade dos movimentos sociais, tomando como referencial o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST). Observou durante a pesquisa direta de campo as preocupações dos lideres do (MST), com a sustentabilidade econômica, preservação ambiental, e a sociabilidade entre os moradores do Assentamento 17 de Abril, localizado no município de Teresina (PI). Avaliaram-se, alguns elementos de natureza teórico-metodológica que ponderamos essenciais para a análise de movimentos e organizações sociais, tais como: a dialética e sua analogia passado/presente e futuro, revisionismo histórico, e as sociabilidades existentes nos movimentos sociais, analisando os enfoques contextuais destes fatores, levando em consideração as contradições e subjetividades que compõem e dinamizam as relações e ações dos movimentos sociais.

PALAVRAS – CHAVES: Movimentos sociais. Sociabilidades. Políticas assistenciais.

RÉSUMÉ

Le but de cet article est d’analyser, de comprendre et de discuter du concept des mouvements sociaux, analyser son contexte historique, socioculturel et politique. Pour mieux comprendre cette étude en apropriaremos des idées de Stuart Hall, Marx, Thompson entre autres. Ces critères permettront une meilleure compréhension sur les mouvements sociaux et de leur importance sociale. Cette étude cherche à présenter et à réfléchir sur la complexité des mouvements sociaux, en prenant comme référence les travailleurs sans terre (MST) de mouvement. Observée au cours de la recherche directe du champ des préoccupations des dirigeants de la (MST), avec la durabilité économique, préservation de l’environnement et sociabilité parmi les habitants de la colonie le 17 avril, située dans la municipalité de Teresina (PI). Ont été évalués, certains éléments de la nature théoriques et méthodologiques que facteur, essentiels à l’analyse des mouvements sociaux et organisations, telles que : la dialectique et son analogie passé/présent et avenir, historique de révisionnisme et les arrangements sociaux existants dans les mouvements sociaux, en analysant les approches contextuelles de ces facteurs, compte tenu des contradictions et des subjectivités qui porter et rationaliser les relations et les actions des mouvements sociaux.

Mots clés: mouvements sociaux. Dispositions sociales. Politiques d’assistanceIntrodução  

Introdução.

Movimentos sociais o que são? É interessante frisar, logo de inicio o conceito de Movimentos Sociais, analisando a partir de um revisionismo histórico, os movimentos sociais podem ser compreendidos segundo BOTTOMORE (1981), como ações e relações sociais coletivas, que expressam anseios e aspirações de pessoas que compartilham o mesmo lugar social. Estes anseios e aspirações se expressam de inúmeras formas e contextos adotando táticas e estratégias específicas tais como: ocupações, marchas, passeatas, mobilizações, infrações etc..

No contexto contemporâneo, os movimentos sociais se organizaram e buscaram se articular de forma mais objetiva, atuando por meio de sindicatos e redes sociais, locais, regionais e nacionais que interligam manifestantes de todo o país de forma rápida e eficiente. Os movimentos sociais quando organizados possuem uma função vital para a sociedade, a de resistência à exclusão em seus mais variados contextos, assim como promovem a inclusão social. Esse estudo pretende analisar os movimentos sociais, a partir do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST), e a formação e desenvolvimento dos assentamentos, em particular o assentamento 17 de Abril, localizado no município de Teresina – PI.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.4 Kb)   pdf (243.4 Kb)   docx (24.1 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com