TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Museu Do Futebol

Artigo: Museu Do Futebol. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/3/2014  •  663 Palavras (3 Páginas)  •  237 Visualizações

Página 1 de 3

Museu do Futebol (São Paulo)

Museu do Futebol é um museu temático dedicado ao futebol. Foi construído no Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho, antigo Estádio Municipal do Pacaembu, na Praça Charles Miller, bairro do Pacaembu, pela Prefeitura de São Paulo . Foi inaugurado em 29 de setembro de 2008.

O museu possui uma área de 6,9 mil metros quadrados.

O museu foi orçado em R$ 37,5 milhões.

Bibliografia de Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Características

Classificado como museu de terceira geração, o espaço combina diversas mídias para contar como o Brasil transformou o futebol.

“Este não é um museu que olha o futebol dentro das quatro linhas do campo. Ele vai mostrar a história de uma grande conquista do Brasil para o mundo”, disse Hugo Barreto, secretário-geral da Fundação Roberto Marinho, responsável pela concepção e realização do museu.

O projeto foi criado pelo arquiteto Mauro Munhoz, com museografia de Daniela Thomas e Felipe Tassara.

A intenção é fazer com que o visitante “viva” o futebol brasileiro por meio de três eixos: emoção, história e diversão.

Logo na entrada, as paredes do saguão são decoradas com dezenas de quadros com fotos de objetos pessoais de torcedores e pessoas diretamente ligadas ao futebol. A técnica utilizada para fotografar e imprimir as imagens dá a impressão de 3D. Em seguida, ao subir para o primeiro andar, o visitante é recebido por uma imagem de Pelé que dá as boas-vindas em três idiomas.

Pelé virtual recebe visitantes (Foto: Daigo Oliva/G1)

O espaço seguinte é chamado de Grande Área, onde o museu procura mostrar a poesia do futebol em uma curta sucessão de imagens em vídeo de pés jogando bola.

Rádio e TV

Mais à frente, em outra sala, pode-se escolher escutar uma entre várias narrações de gols por grandes locutores esportivos nacionais, desde Ary Barroso. Ou, se o visitante preferir, ver alguma pessoa famosa falar sobre o gol que mais a emocionou.

Também fazem parte do “acervo” do museu outros recursos como áudio de gritos de torcida, jogos de futebol com bolas interativas, espaços para cobrança virtual de pênaltis e até um equipamento que irá mostrar como funcionam os músculos e toda a parte interna do corpo de um jogador – no caso, Ronaldinho Gaúcho.

Silêncio e luz

Contando a história do futebol em paralelo com a história do país de forma linear, uma das passagens que prometem encantar o torcedor é a da sala da Copa de 50 - onde o torcedor poderá escutar o “silêncio da derrota" - para a Sala das Copas, com vários totens em forma de taça com fotos do futebol e do Brasil - um para cada copa conquistada pela seleção canarinha.

O museu inclui ainda uma loja de suvenir, o café “O torcedor” e a Sala de Exposições

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com