TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Kouros Anavyssos, Museu Arqueológico Nacional de Atenas

Resenha: Kouros Anavyssos, Museu Arqueológico Nacional de Atenas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/4/2013  •  Resenha  •  369 Palavras (2 Páginas)  •  689 Visualizações

Página 1 de 2

O nome kouros, que os antigos gregos associavam à imagens de jovens masculinos nus, é também utilizado por Homero para se referir a jovens soldados. A partir do século V a.C. a palavra passou a ser especificamente associada a um jovem adolescente sem barba. Historiadores de arte damodernidade usaram, a partir da década de 90 do século XIX, o termo kouros para designar estas estátuas desnudas. Kouroi também eram conhecidos normalmente por Apolos, visto acreditar-se que todas estas estátuas representavam Apolo.

Kouros Anavyssos, Museu Arqueológico Nacional de Atenas

[editar]Caracterização

Os primeiros kouroi eram feitos de madeira e não sobreviveram até aos nossos dias devido à sensibilidade do material. Por volta do século VII a.C., os gregos passam a dominar o trabalho em pedra, aprendendo-o com as ferramentas metálicas dos egípcios (que já haviam aprendido a arte da fabricação dos metais com os invasores hicsos, estes oriundos dos povos do mar relacionados as invasões indo-européias), e criam kouroi em pedra, especialmente em mármore originário das ilhas de Paros e Samos, possivelmente pintando-os depois.

Resultado das visitas constantes de mercenários e mercadores gregos ao Egipto, tanto a kore como o kouros vão se deixar fortemente influenciar pela arte do Antigo Egipto. Principalmente na fase arcaica, estas estátuas são pautadas por uma rígida simetria e frontalidade, característica assimilada das estátuas egípcias. As extremidades do corpo transmitem pouco movimento, embora algumas vezes estátuas se posicionem como se estivessem a dar um passo em frente, embora de um modo artificial. Mas ao contrário das estátuas egípcias na mesma posição, os kouroiapresentam um ligeira inclinação para a frente, não deixando que o peso do corpo assente somente na perna que fica recuada. Também como nas suas parentes egípcias, o tronco é largo e a cintura estreita, e os músculos e as articulações são modulados de forma esquemática. Geralmente apresentam os braços caídos aos longo do corpo, mas também existem os que têm um braço erguido a partir do cotovelo formando um ângulo de 90 º com o tronco, e que seguram na mão uma oferenda.

Os kouroi estão sempre nus, usando no máximo um cinto, e ocasionalmente botas. O equivalente feminino do kouros designa-se kore, e, contrariamente ao seu semelhante masculino, veste uma espécie de túnica chamada peplos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com