TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Neonazismo

Artigos Científicos: Neonazismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/4/2013  •  614 Palavras (3 Páginas)  •  957 Visualizações

Página 1 de 3

O que é neonazismo?

Trata-se de um movimento criminoso e ilegal, baseado na violência e inspirado no nazismo, que defende o preconceito, basicamente o racial, o religioso e contra homossexuais. Defendem, utopicamente, uma raça pura, denominada "raça ariana", que, na verdade, não existe.

A principal diferença entre o nazismo atual e o antigo está na política é que antes, lutavam pela construção de uma pátria, mas hoje os grupos são desprovidos de projetos políticos e só propagam preconceito.

Como está o neonazismo atualmente?

Idéias como o nazismo não morrem na sociedade e no mundo, elas aumentam e diminuem, mas nunca somem.

No neonazismo atual, os jovens são maioria. Mas os neonazistas estão em todos os setores da sociedade. Organizados politicamente - como o Partido Nacional Democrático (NPD) - ou não, clamam, como Hitler, por uma "Alemanha para alemães" ou a "Rússia para os russos".

Entre janeiro e julho, na Rússia, estima-se que 310 pessoas tenham sido vítimas de ataques racistas - 22% a mais do que o mesmo período no ano passado. Em partes da ex-Alemanha Oriental, 1/3 dos jovens votaram no NPD.

Depois dos recentes ataques neonazistas o ministro do Desenvolvimento Urbano da Alemanha declarou que "não serão tolerados slogans que lembrem a Segunda Guerra".

Alguns acham que existe relação entre desenvolvimento interno, política doméstica e o crescimento do neonazismo, já outros dizem que isso é uma desculpa, e não justificativa para esse comportamento agressivo.

Assim como na época de Hitler, as questões econômicas influenciam diretamente na xenofobia. Acredita-se que as regiões que têm menos acesso ao desenvolvimento e investimentos do Estado têm maior tendência ao neonazismo. Não é à toa que na parte oriental da Alemanha, onde há mais subdesenvolvimento, esses grupos culpam estrangeiros pelo desemprego.

Neonazismo no Brasil

Em São Paulo concentra-se a maior parte desses grupos. Um deles, denominado "carecas", surgiu por volta de 1983-84, embora já tivessem começado a organizar-se desde 1977-80, quando o movimento punk chega ao Brasil. Os "Carecas" dividiram-se em dois grupos: os "Carecas do Subúrbio" (zona leste de São Paulo) e os "Carecas do ABC" (concentrando-se em Santo André). No final dos anos 80 surge o movimento dos Skinhead, com participantes na grande São Paulo e no sul do país. Na mesma época, surge o movimento dos "White Power", agindo também em São Paulo.

Partidos Neonazistas

O NPD é o partido de extrema direita que mais poder possui, com cargos importantes em diversas regiões do país. Possui ideologia altamente racista, é radicalmente contra imigrantes, contra asilo aos refugiados de países pobres, e em suas propostas, pode-se ver claramente quais são as intenções do partido.

Nos últimos anos, o NPD cresceu bastante, aumentando consideravelmente o número de votos em eleições e conseguindo inclusive cargos importantes em pequenos povoados e em algumas regiões. Estão sempre a organizar protestos e demonstrações pelas ruas das cidades alemãs, ora para “protestar” contra certas políticas ou decisões

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com