TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Neonazismo

Artigo: Neonazismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/4/2014  •  Artigo  •  611 Palavras (3 Páginas)  •  306 Visualizações

Página 1 de 3

NEONAZISMO

“Reflexão”

Nazismo e Neonazismo: diferentes contextos motivaram a ascensão desses movimentos.

O nazismo é uma ideologia política racista que emergiu nos anos 20, cujo mentor foi Adolf Hitler. Já o neonazismo é o resgate do nazismo para a atualidade. De acordo com seus integrantes, existe apenas uma raça soberana: a “raça pura ariana”. A partir desse pressuposto, eles são extremamente racistas. De maneira específica, os principais alvos de discriminação são: comunistas, judeus, índios, negros, e homossexuais. No Brasil, também os nordestinos.

Existem diversos grupos de ideais racistas, alguns ligados ao neonazismo, outros não. Por exemplo: o White Power é um movimento composto por jovens que têm como causa a defesa do orgulho branco. O Ku Klux Klan é um grupo racista formado por protestantes. O Skinhead nazista corresponde a um grupo de integra o movimento Skinhead, como uma espécie de ramificação. E por fim, o Stormfront, grupo constituído por ativistas pró-brancos que possuem aversão a outras raças.

Especialistas são unânimes: a repressão é o principal caminho para que movimentos neonazistas não se disseminem ainda mais - e ganhem poder como as facções terroristas alcançaram em outros países, tornando-se um risco para a segurança do Estado. Há, porém, uma alternativa que depende exclusivamente da sociedade, que é a educação para a tolerância e a diversidade.

É desde cedo que se ensina respeito pelo outro, afirma o delegado chefe do Cope, Miguel Stadler, que destaca o desconhecimento dos pais dos envolvidos no caso do Paraná - nenhum deles sabia que os filhos tinham simpatia por Hitler. "A discussão sobre preconceito é urgente", afirma o delegado Caricati. "Quem imaginaria que, décadas depois, uma ideologia baseada em barbárie seria responsável por um crime desses?" Ainda mais no Brasil, onde a miscigenação é uma marca indelével do País. (Eduardo de Freitas)

Panfleto encontrado por policiais em uma lanchonete no centro de São Paulo.

"Migrante,

Você vem pra cá

Buscar o que não tem lá,

Maldito migrante, desista!

São Paulo não te aguenta.

Você só suga o sangue paulista!

Apenas mais um na concorrência.

Empregos, mulheres, terras,

Tudo isso você vai roubar.

Volte para sua terra, migrante

A mensagem que acompanhava a bomba enviada ao vereador Ítalo Cardoso (PT) .

"Ítalo venha nos pegar. Vamos destruir todos os veados, pretos e nordestinos .Nós que somos da raça pura, brancos homens e lutamos pelo fim dessa merda que são os veados, pretos e nordestinos e que nos impede de sair à noite, pois somos obrigados a encontrar essas bichas nojentas, estes pretos fedidos e os cabecinhas chatas que nos fazem vomitar, estão tomando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com