TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Noberto Bobbio

Casos: Noberto Bobbio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/6/2014  •  202 Palavras (1 Páginas)  •  288 Visualizações

Semana 13 - FILOSOFIA

1 - Como afirmamos acima, John Rawls procurou estabelecer princípios de justiça, a partir de algumas premissas. Denominou um desses princípios como princípio da diferença (maximin). O que significa este princípio na visão de Rawls?

R: De acordo com rawls, a sociedade deve ser capaz de promover a distribuição igual dos bens e riquezas entre a sociedade, exceto se a existência de desigualdades econômicas e sociais gerar um maior benefício para os menos favorecidos. Ou seja, as desigualdades sociais e econômicas devem ser ordenadas de tal modo que sejam consideradas como vantajosas para todos dentro dos limites do razoável.

2 - É possível afirmar que o sistema de cotas baseia-se no princípio da igualdade de oportunidades, pensado por J. Rawls? Segundo o artigo acima, qual o objetivo a que visa o sistema de cotas?

R: O objetivo principal é garantir aos necessitados o direito de se beneficiarem das mesmas condições formais de educação que as outras pessoas, já que obriga que as políticas econômicas e sociais se orientem para a maximização das expectativas em longo prazo dos menos favorecidos, respeitando as condições da igualdade de oportunidades e mantendo as liberdades iguais para todos.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com