TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Ciclo do Ouro

Por:   •  22/5/2019  •  Seminário  •  485 Palavras (2 Páginas)  •  166 Visualizações

Página 1 de 2

Vocês sabem que o brasil já foi uma colônia de portugal. Isso significa que Portugal controlava todo o território brasileiro. No século 17, entre 1600 a 1670 mais ou menos, tanto o Brasil como Portugal estavam passando por uma crise econômica, porque o açúcar, principal fonte de exportação da época, não dava tanto lucro quanto portugal esperava, principalmente quando o açúcar brasileiro começou a concorrer com o açúcar da Holanda. O rei do Brasil, D.Pedro Ii incentivou que fizessem expedições para encontrar algum tipo de metal precioso para que revertesse essa situação de crise e tivessem outra renda.

Quem participou dessas expedições eram os bandeirantes paulistas.

Os bandeirantes eram homens que já faziam essas expedições anteriormente em buscas de metais preciosos, além de caçar escravos fugitivos e principalmente indígenas para revendê-los como escravos. Mas por um lado eles tiveram uma certa nessa questão de exploração de terras e metais preciosos. E foram os bandeirantes que acham as primeiras pepitas de ouro, na região de Rio Sabará, hoje chamado Rio das velhas.. O interessante é que esse ouro era chamado de ouro de aluvião, justamente porque eram encontrados nas margens dos rios e não era necessário nenhuma técnica elaborada para extração, eram super fáceis de pegar. Então eles encontraram esses ouros, que não eram em pouca quantidade e com isso houve uma euforia muito grande. Houve um grande êxodo populacional, que significa que várias pessoas vieram de várias regiões do Brasil e Portugual, se instalando nessas regiões. Por um lado foi muito bom, porque houve um desenvolvimento urbano. As primeiras vilas foram surgindo, Vila Rica, São joão del rei, Mariana.. cidades que se tornaram grandes centros urbanos que só existem hoje por conta da mineração.

Obviamente que Portugal começou a cobrar impostos sobre esse ouro. Um dos mais famosos foi a derrama. Portugal cobrava por ano uma parte do ouro,que eram 100 arrobas. Caso parte desse ouro não fosse pago, era decretada a derrama, que é a cobrança forçada desse imposto, pegando literalmente o que as pessoas tinham até a dívida ser paga. Insatisfeitos, em 19, a elite mineira - que eram intelectuais, comerciantes , donos de terras enfim.. pessoas mais ricas planejaram uma revolta a partir de uma nova ameaça de derrama. Essa foi um das revoltas mais conhecidas da nossa história. Alguém já ouviu falar da Inconfidência Mineira? Tiradentes?

Então, eles planejaram essa revolta para acontecer da derrama. Mas, eis que, um rapaz fuxiqueiro dedurou o movimento para o governador, e deu uma lista com todas as pessoas envolvidas. Esses inconfidentes foram presos e exilados, ou seja, mandados para outros paises, e apenas um foi condenado a morte, que foi o tiradentes. Ele teve uma morte muito dolorosa, ele foi enforcado, depois esquartejado e a cabeça dele pendurada em uma praça publica. Por conta, o tiradentes foi considerado um dos herois nacionais do brasil e temos hoje um feriado em homenagem a ele.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (30.2 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com