TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Ciclo do Ouro

Por:   •  25/4/2023  •  Resenha  •  496 Palavras (2 Páginas)  •  59 Visualizações

Página 1 de 2

Boa noite, gente nosso texto foi Diálogos Oceânicos: Minas Gerais e as novas abordagens para o império marítimo português no século 18.

É o meu grupo ele é formado por Amanda, Suzane, Sabrina e Thiago

1

Em primeiro momento o texto de Júnia Furtado ele traz os principais acontecimentos  da história de Minas Gerais no período colonial no século 18. O texto destaca  a importancia que foi o estudo da historiografia (mineira) em Minas Gerais e como esse estudo influenciou e contribuiu para a renovação historiográfica no Brasil. Outa questão que o texto pontua é como o historiador fez a pesquisa quais documentos foram utilizados como foi feita essa coleta de informações e de dados. Então na questão da pesquisa o historiador ele vai utilizar de livros para coletar informação, utilizar cartas e diários que vai ajudar a entender como foi os acontecimentos naquele período, e também o historiador  vai utilizar de objetos encontrado em Minas Gerais. O texto também vai pontuar quais foram as contribuições desse estudo para o Brasil. O texto traz uma observação né de qual foi a contribuição de estudo, a principal contribuição foi que Muitas pessoas se basearam nesse estudo para fazer a Pós graduação usando desse tema que ficou muito conhecido e procurado.

2

É então No primeiro momento a autora vai abordar essas questões que eu destaquei,  mais  também é importante explicar como foi esse período do século do ouro né, é O Ciclo do Ouro teve um inicio, o meio e fim, teve um inicio que foi o período da descoberta, o meio que  foi o momento dos acontecimentos, e o fim que é o  momento do declínio ( que falta o ouro)  onde o ouro foi diminuindo e ficando  mais difícil de achar.

Então esse ciclo do ouro  vai acontecer no final do século 17 quando os bandeirantes vão encontrar as pepitas de ouro  nas margens do rio de Minas Gerais. Esse período vai ser muito importante porque vai ser o momento de grande fluxo migratório, e esse fluxo migratório vai ter um lado positivo e negativo. Positivo porque o Brasil não vai produzir só para exportação mais vai ter um desenvolvimento no mercado interno.

 O lado negativo desse fluxo migratório foi que naquele momento a população da colônia era de 300 mil pessoas e no final do século 18 foi para 3 milhões. Então esse grande fluxo migratório  gerou um aumento muito grande na criminalidade, muita briga na por causa de terras, a pirataria , também teve um aumento no fluxo de escravos. outra situação também vai ser a questão de impostos a criação das casas de taxação naquela época só podia utilizar o ouro se estivesse em barra, logo foi criado as casas de taxação onde era cobrado os impostos.  Enfim todos os momentos vão ser  muito importante para entender como desenvolveu esses vão ser os principais acontecimentos naquele momento até chegar ao declínio do ouro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (26.4 Kb)   docx (7.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com