TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Cleópatra

Por:   •  6/12/2017  •  Artigo  •  1.689 Palavras (7 Páginas)  •  294 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]            Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Cleópatra e Júlio César

Alunos (as): Beatriz Lissker

Lucas Rozendo

Pedro Sacon

João Paulo Nascimento

Professor: Ettore Quarantta

Cleópatra

Cleópatra foi a última Rainha da Dinastia ptolomaica que dominou o Egito após a invasão grega. Filha de Ptolomeu XII com sua irmã, ela subiu ao trono egípcio aos 17 anos de idade, após a morte do pai. Contudo, ela teve que dividir o trono com seu irmão, Ptolomeu XIII (com quem casou), e em seguida com Ptolomeu XIV.

A luta pelo poder entre ela e seus irmão gerou forte instabilidade política e econômica no Egito. Diante disso, ela acabou exilada e decidiu pedir o auxílio de Roma. Sedutora e extremamente inteligente, ela sabia utilizar-se muito bem do poder que detinha. Num plano audacioso e arriscado, ela enviou a si própria, embrulhada dentro de um tapete, como presente a Júlio César. Após desenrolar-se do tapete, argumentou que havia ficado encantada com as histórias amorosas de César e por isso queria conhece-lo. Tornaram-se amantes e ele a ajudou assassinar seu irmão em 51 A.C. Mais tarde ela torna-se rainha e vai para Roma, onde deu à luz a Cesarion. 

 

A rainha retornou à terra natal após o assassinato de César, em 44 A.C, onde tomou conhecimento da posição importante que Marco Antônio ocupava em Anatólia, (governador da porção oriental do Império Romano).

Em Roma, o Segundo Triunvirato era formado por Marco Antônio, Otávio e Lépido, que planejavam a expansão dos domínios romanos para o Oriente.

Por isso, Marco Antônio convoca Cleópatra para um encontro na cidade de Cilícia. A rainha foi numa embarcação adornada de ouro e prata a fim mostrar toda riqueza e poder egípcio. Marco Antônio se apaixona por ela, mas deve voltar a Roma para casar-se com Otávia.

Apesar de ter dado a luz a gêmeos, Alexandre e Cleópatra, a rainha encontrou-se isolada, após a volta de Marco Antônio. Em 37 aC, a pedido de Antônio, empreendeu uma expedição contra os Partos e os dois se juntam em Antioquia. O terceiro filho, Ptolomeu Filadélfio, nasceu no ano seguinte, mas a guerra contra os Partos termina em derrota e Otávio usa este fato para instigar os romanos contra Marco Antônio.

 

Marco Antônio ainda faz de Cleópatra rainha da Síria, Cilícia, Chipre e Arábia, o que deixa Otávio extremamente insatisfeito e declara guerra a Cleópatra.

À frente de uma frota poderosa, Marco Antônio é derrotado por Otávio e o general Agripa. Marco Antônio consegue chegar às costas de Alexandria e acredita que foi abandonado por Cleópatra. Desta maneira, comete suicídio com sua espada. Por sua vez, ao saber desta atitude, Cleópatra prefere seguir o amante e também se mata, deixando-se picar por uma cobra.

Arte e Cultura

A história de Cleópatra tem servido de inspiração aos artistas ao longo do tempo.

O cenário da morte de Cleópatra foi fonte de inspiração de numerosos artistas, entre os quais se encontram Reginald Arthur, Augustin Hirschvogel, Guido CagnacciJohann LissJohn William Waterhouse e Jean-André Rixens.

Entre as principais obras literárias inspiradas na vida de Cleópatra encontram-se as peças de teatro ‘’Cléopâtre captive’’ de Étienne Jodelle, ‘’Antônio e Cleópatra’’ de William Shakespeare, ‘’Cleópatra de Sá’’ de Miranda e ‘’Caesar and Cleopatra’’ de George Bernard Shaw. Esta última obra, publicada em 1901, foi colocada em cena em 1946 em Londres, tendo sido protagonizada por Vivien Leigh.

Na prosa saliente-se ‘’Une nuit de Cléopâtre’’ do escritor francês Théophile Gautier e Cleopatra, de H. Rider Haggard.

No desenho animado Asterix e CleópatraRené Goscinny e Albert Uderzo retrataram a rainha como uma figura sedutora, mas caprichosa.

Também há uma série de livros intitulados ‘’As memórias de Cleópatra’’ , composta por três volumes: A filha de ÍsisSob o signo de Afrodite e O beijo da serpente, lançada em junho de 2000 pela escritora Margaret George. Esses livros narram a vida de Cleópatra baseando-se em fatos e momentos históricos de seu reinado. Um livro recente que narra a história da rainha é  ‘’Quando éramos Deuses’’ (a vida de Cleópatra, a mais famosa rainha do Egito), de Colin Falconer.

A Morte de Cleópatra- Reginald Arthur-1892

[pic 2]

A Morte de Cleópatra-Jean-André Rixens- 1874[pic 3][pic 4][pic 5][pic 6][pic 7]


Júlio César

Caio Júlio César foi um patrício, líder militar e político romano. Desempenhou um papel crítico na transição da República Romana para o Império. Muito da historiografia das campanhas militares de César foi escrita por ele mesmo ou por fontes contemporâneas dele, a maioria, cartas e discursos de Cícero e manuscritos de Salústio. Sua biografia foi posteriormente melhor escrita pelos historiadores Suetônio e Plutarco. César é considerado por muitos acadêmicos como um dos maiores comandantes militares da história.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)   pdf (359.9 Kb)   docx (330.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com