TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cle.44@hotmail.com

Trabalho Universitário: Cle.44@hotmail.com. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/5/2013  •  1.460 Palavras (6 Páginas)  •  612 Visualizações

Página 1 de 6

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

SEVIÇO SOCIAL III

MARIA LUCICLEIDE DOS SANTOS GONZAGA

A DESIGUALDADE SOCIAL NO BRASIL

Caruaru

2011

MARIA LUCICLEIDE DOS SANTOS GONZAGA

A DESIGUALDADE SOCIAL NO BRASIL

Trabalho apresentado ao Curso SERVIÇO SOCIAL III da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Questão Social

Prof. Daniela Sikorski,Paulo Sérgio Aragão.Sergio Gões Barbosa,Giane Albiazzetti

CARUARU

2011

KARL MARX

Karl Marx (1818-1883),desenvolveu uma corrente de pensamento considerada a mais revolucionaria da teoria moderna: o materialismo histórico.O pensamento desse teórico,aplicavam-se a todos os homens pois, apontavam as alegações básicas da sociedade capitalista, embasadas em um ideal revolucionário e numa proposta de ação política pratica.

Marx analisando a forma de como os homens norteavam seu meio de vida chegou a conclusão que os mesmos baseavam-se nas condições materiais de sua existência.

Segundo Marx(1984:82-83)

Na produção social da própria existência os homens entram em relações determinadas, necessárias, independentes de sua vontade;estas relações de produção correspondem a um grau determinado de desenvolvimento de suas forças produtivas materiais. O conjunto dessas relações de produção constitui a estrutura econômica da sociedade, a base real sobre a qual de eleva uma superestrutura jurídica e política a qual correspondem formas sociais determinadas de consciência.O modo de produção da vida material condiciona o processo de vida social, política e intelectual.Não é a consciência dos homens que determina a realidade; ao contrario, é a realidade social que determina a sua consciência.

A sociedade nada mais é que o produto de suas ações através das relações, ou seja, é o conjunto de atividades dos homens, atividades essas que tornam a vida em sociedade possível, isso serve para mostrar a organização em sociedade e como os homens se relacionam uns com os outros.

Assim, surgem as desigualdades sociais que tem origem com as relações e pensamentos contraditórios, ocasionando a apropriação e dominação, onde uma classe produz e a outra domina assim dar-se as classes operarias e burguesas, essas relações são pautadas em na propriedade como um fato jurídico e também político, com tudo pode-se dizer que a dominação da origem a desigualdade.

As desigualdades são fruto das relações sociais, políticas e culturais, dando a entender que não a só a economia interfere para que haja desigualdade.

Nesse sentido surge o Estado, para assegurar o interesse da classe dominante.Para Marx, tal conceito é visto pela ótica do contexto das relações sociais e de poderes. Ele acreditava na desigualdade que havia na luta entre as classes burguesas e o proletariado, haja vista que a primeira dominava os meios de produção como também a economia enquanto que a segunda tinha apenas sua mão de obra explorada e era uma classe alienada, com tudo Marx conclui que ai esta o elo principal para concepção do Estado.

Marx defendia uma idéia revolucionária que procurava demonstrar as contradições internas da sociedade de classes e as exigências de superação.

Na teoria marxista, o materialismo histórico pretende a explicação da história das sociedades humanas, em todas as épocas, através dos fatos materiais, essencialmente econômicos e técnicos. As relações sociais são inteiramente interligadas às forças produtivas. Adquirindo novas forças produtivas, os homens modificam o seu modo de produção, a maneira de ganhar a vida, modificam todas as relações sociais. O moinho a braço vos dará a sociedade com o suserano; o moinho a vapor, a sociedade com o capitalismo industrial.

INTRODUÇÃO

No mundo em que vivemos percebemos que os seres humanos pensam e agem de forma diferentes tanto nos aspectos físicos e sociais, por isso constata-se que existe a desigualdade social ela assume uma postura distinta.

O capitalismo deu origem as relações entre o capital e o trabalho, a fundamentação encontrada foi o liberalismo que se baseava no amparo da propriedade privada, comercio liberal e igualdade perante a Lei. Com isso o homem de negócios passava a ser figura respeitada e os pobres deviam apenas zelar pelos bens dos patrões, ganhando em troca o básico, pois melhorando suas condições não iriam ficar sujeitos aquele tipo de tratamento.

Assim surgiu a desigualdade social que vem ate os dias atuais sendo a grande cólera da sociedade, onde aquele que não tem a condição de vida para se manter acaba entrando por caminhos obscuros para conseguir o que desejam e acabam se transformando em marginais.

DESENVOLVIMENTO

A desigualdade social surge quando a distribuição de renda é feita de forma falha, onde a maioria da sociedade fica com pouco. No Brasil isso acontece de forma corriqueira e normal o que faz com que a exclusão social se torne comum entre a classe de baixa renda.

A desigualdade social afeta o crescimento do jovem e a união das famílias, isso se deve a desestrutura familiar causada pela falta de dinheiro isso leva um grande contingente de pessoas sendo a maioria crianças e jovens ao roubo, as drogas e ao crime organizado.Por falta de preparação para a vida,a classe de baixa renda não conseguem oportunidades e caem marginalidade não por opção mas por falta de alternativas.

Esse tipo de comportamento em muitos casos são caminhos sem volta, onde o cidadão fica sem condições

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com