TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Congado Decrição

Por:   •  25/4/2022  •  Relatório de pesquisa  •  1.143 Palavras (5 Páginas)  •  64 Visualizações

Página 1 de 5

 B – 2  – 1 - DESCRIÇÃO

                                          Irmandade com o orago de São Benedito criada para a celebração e devoção a São Benedito e Nossa Senhora do Rosário, pelos descendentes africanos da cidade de Ituiutaba, cuja tradição remonta da época da escravidão.

                                         Especificamente a Irmandade de São Benedito de Ituiutaba – MG surgiu com a finalidade, também, de construção de uma capela sob a invocação de São Benedito e Nossa Senhora do Rosário.

                                        A Irmandade, também, tem a finalidade de reestruturar e preservar o movimento de Congadas na cidade de Ituiutaba.

                                      A Irmandade de São Benedito é gestora e mantenedora dos Seguintes Ternos de Congo da cidade:

  • Moçambique Camisa Rosa
  • Congo Camisa Verde
  • Moçambique Estrela d’Alva
  • Terno de Congo Real
  • Terno de Moçambique Lua Branca
  • Terno de Moçambique Águia Branca
  • Terno de Congo da Libertação

                                 

                            A Irmandade, também, mantém o Coral de São Benedito e o Grupo de Jovens: Juventude Beneditina Unida em Cristo (JUBEC).

                           O trabalho da Irmandade de São Benedito está dando grandiosos frutos para a sociedade Ituiutabana como o importante Grupo  de Estudo e Consciência Negra de Ituiutaba e a Fundação Zumbi dos Palmares. Hoje são mais de mil pessoas entre jovens e adultos envolvidas diretamente nas atividades da Irmandade de São Benedito de Ituiutaba – MG.

MOÇAMBIQUE CAMISA ROSA

Uniforme: Camisa de cetim rosa e calça branca com faixas amarelas. Na cabeça usa-se um chapéu de palha cobertos de paetês prata, trabalhados com cordões, vidrilhos e outros enfeites.

Os capitães distinguem-se do grupo por usarem capela branca com espelhos.

São identificados, também, pelo uso de apitos sonoros e bastão personalizado, utilizado para capitanear os dançadores, manter o ritmo e evocar a ancestralidade.

O terno de Moçambique Camisa Rosa possui um Rei e uma Rainha.

CONGO CAMISA VERDE

O terno conta com mais de cento e cinqüenta componentes entre caixeiros, dançadores, cantadores e porta-estandartes. O grupo mantém, nas vestimentas, as cores iniciais que dão nome ao Terno. Seus dançadores usam camisas de cetim verde, calça branca, faixa amarela, na cintura e chapéu de palha, ornado com lantejoulas, pedrarias e fitas multicoloridas. Alguns optam por usar lenço ou turbante na cabeça, o que não dispensa o uso do chapéu, adereço que compõe a vestimenta do dançador. Os capitães distinguem-se dos dançadores pelo uniforme: calças brancas, camisa verde, com adornos dourados e uma faixa disposta sobre a camisa, no formato de “X”, com detalhes em pedraria e bordados cintilantes. Na cabeça usam capacetes com plumas amarelas, espelhos e muito brilho. As porta-estandartes usam vestimenta verde, em tom mais suave.

O terno Camisa Verde é o responsável pela dança Trança-Fitas ou dança do Pau-de-Fitas, uma prática cultural herdada do processo de colonização, trazida da Europa, que disseminou-se pelos diferentes estados do país e inseriu-se em diferentes festividades de devoção católica, em homenagem a santos, como São João, São Pedro, Nossa Senhora do Rosário, dentre outros.

Segundo seus iniciadores, a cor verde simboliza a esperança e o sentimento de continuidade e de pertencimento que o terno agrega a seus vínculos familiares. O branco representa a paz, que o grupo prega e leva adiante em cada gesto e apresentação realizada. As cores verdes e brancas são a identidade comunicacional do grupo e a simbologia que o distingue dos demais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (58 Kb)   docx (10.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com