TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceito de cultura: Congado

Por:   •  18/2/2016  •  Projeto de pesquisa  •  766 Palavras (4 Páginas)  •  438 Visualizações

Página 1 de 4

Trabalho

    De

Sociologia

Conceito de Cultura: Congado

Introdução

O brasil é um país que nasceu da diversidade de povos. Antes da sua descoberta, viviam aqui indígenas, logo depois chegaram os portugueses e africanos escravizados trazendo com sigo sua cultura e tradições diferentes. Neste trabalho iremos falar sobre o conceito de cultura e dar um exemplo de uma manifestação cultural.

Conceito de Cultura

   Para muitas pessoas quando o assunto é cultura, elas logo pensam em artes, música, literatura, dança. Enfim, segundo elas para ter cultura, tem que ter estudo. Mas, não é bem assim, o conceito de cultura abrange muito mais costumes, modos de se vestir, comida, religião e tradições que são passados de pai para filho; geração a geração, como uma herança social.

   O Brasil, por exemplo, tem um território populacional extenso. Onde cada lugar tem seu sotaque, tradições.... Por ser tão grande e diversificado abrange várias culturas. De estado para estado, os nomes de comida variam, como por exemplo, a fruta que aqui em Minas chamamos de mexerica, no Rio Grande do Sul e chamada de bergamota.

   Se no Brasil já temos culturas diferentes, imagina se compararmos com o mundo. Na China por exemplo, comem-se gafanhotos. Muitos acham isso inadequado e julgam ser nojento, essas pessoas estão sento etnocêntricas. Ou seja, estão julgando algo que não está no seu dia-a-dia porque é uma cultura diferente da nossa. Outro exemplo é na Índia, onde a vaca é um animal sagrado, por isso ela pode circular livremente nas ruas das principais cidades do país.

   Todos nós temos uma cultura, seja um aprendizado, uma receita, e até mesmo histórias que são contadas para nós, seja pelo nossos pais ou avós. Até a maneira de se cozinhar pode se considerar uma cultura. Em cada país, lugar, região tem suas maneiras, manias, gestos e até códigos e símbolos.

   É aí que entra o relativismo cultural, que sugere conformar e não confrontar as diferenças culturais, tanto em nossa sociedade como entre outra cultura. E cabe a você não julgar e não ter preconceito.

   Enfim, engana-se quem acha que tem mais cultura porque estudou, do que uma pessoa analfabeta. Todos nós temos cultura, independente da sua classe social ou qualquer coisa que difere o indivíduo.

Congado

  Congado é uma manifestação religiosa (católica) e cultural afro brasileira, cuja difusão vem do século XVII. Contendo um tipo de dança e música com instrumentos, cantos, levantamento de mastros, coroações e cavalgadas expressa no mês de outubro na festa de Nossa Senhora do Rosário.

   As festas geralmente são organizadas pelos membros de cada igreja ou pelo próprio grupo do congado. Trata basicamente de três temas em seu enredo, a vida de Santo Expedito, o encontro da imagem de Nossa Senhora submergida nas águas, e a representação da luta de Carlos Magno contra invasões mouras.

   A origem do congado é a lenda do Chico Rei, Chico era um rei de uma tribo no reino congo (África) e foi trazido para o Brasil junto com mais de quatrocentos negros para serem escravizados, incluindo sua família. Durante a viagem sua esposa e alguns filhos faleceram apenas ele e um filho sobreviveram. Ao chegar no Brasil, ele e seu filho foram comprados por um grande proprietário de mina. Como era muito guerreiro e trabalhador, Chico conseguiu comprar sua liberdade e a de seu filho. Adquiriu a mina na qual ele trabalhava, e aos poucos foi comprando a liberdade de ouros escravos. Logo após ele se casou com uma nova rainha e seu prestigio foi crescendo em Vila Rica, atual Ouro Preto MG. Organizaram a irmandade do Rosário e Santa Efigênia, e construíram a igreja do Alto da Santa Cruz. Haviam grandes cerimônias importantes chamadas “Reisados” que aconteciam em janeiro em homenagem aos reis magos e em outubro a Nossa Senhora do Rosário. Nessas cerimônias Chico comparece bem vestido e acompanhado de sua Rainha e eles são acompanhados por músicos e dançarinos ao som de pandeiros, caxambus e canzás em ladainhas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (101 Kb)   docx (8.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com