TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Hitler e o Nazismo

Por:   •  14/5/2016  •  Abstract  •  743 Palavras (3 Páginas)  •  182 Visualizações

Página 1 de 3

Escola:

Alunos:

Tema:

                 Resumo Sobre O Nazismo

NAZISMO

        Sob o comando de Adolf Hitler, se desenvolveu na Alemanha após a primeira  Guerra Mundial um sistema político do tipo totalitário conhecido por nazismo.

        Os nazistas tinham pensamentos e idéias racistas, anti-semitas, nacionalistas, expansionistas e anti-homossexuais. Além de, odiarem e massacrarem comunistas, judeus e homossexuais, em campos de concentração nazistas. Pois, aproveitou-se do caos econômico, político e da humilhação em que se encontrava a Alemanha depois da derrota naquela guerra, em que perdeu territórios e teve de pagar altas indenizações.

        O nazismo nasceu no Partido Nacional-Socialista para qual Adolf Hitler entrou em 1919. Quando conquistou a liderança do partido mudou o nome deste, para Partido Nacional-Socialista dos Trabalhadores Alemães (cuja sigla, NAZI em alemão, deu nome ao movimento). A organização recebeu a adesão de vários importantes capitalistas alemães e fez um a tentativa frustrada de tomar o poder em 1923. E em janeiro de 1933, o presidente Hindenburg nomeou Hitler chanceler(espécie de Primeiro Ministro).

        A autoridade do nazismo terminou em 1945, com a derrota alemã, e é impossível falar sobre o nazismo sem falar sobre o holocausto que foi uma   espécie de "batalha'' comandada por adolf hitler que matou mais de 6 milhões de pessoas.

                                                                                                                 

A Suástica-simbolo

        A cruz Suástica, adotada pelo partido alemão, tem origem em períodos muito anteriores à Segunda Guerra. Historiadores afirmam que o primeiro registro da utilização do símbolo tem mais de 5 mil anos. O significado da cruz depende da direção de seus braços, a que possui os braços que giram para o sentido horário, é um símbolo solar considerado um sinal de boa sorte, já quando os braços da cruz giram para o sentido anti-horário, é um símbolo lunar que seria utilizado para fins obscuros.

        A diferença da Suástica utilizada pelos nazistas é a inclinação, os símbolos antigos sempre estavam em uma posição reta, mas os nazistas utilizaram a cruz numa inclinação de 45 graus, com os braços no sentido anti-horário. Muito se discute sobre a utilização da cruz Suástica pelo nazismo, mas na  verdade, ninguém tem uma resposta concreta para os motivos que levaram o partido a adotar este símbolo.

Hitler e a ascensão do Nazismo

        Adolf Hitler, nascido na Áustria, era um militar voluntário, que lutou pela Tríplice Aliança na Primeira Guerra Mundial. Após o fim da guerra, Hitler se interessa pelo partido Nacional-Socialista, filiando-se a ele em 1921. Com a sua popularidade e perfil de liderança, Hitler logo se torna o líder do partido.

As intenções de Hitler era de reerguer a sociedade alemã, que amargou uma grande derrota na Primeira Guerra, e passava por uma crise econômica sem precedentes, acompanhada de outros países europeus.

Em 1923, Hitler e outros líderes do partido articularam um golpe de estado. Historiadores afirmam que o golpe foi muito embaraçoso, o que se tornou uma vergonha para Hitler e os militantes do partido nazista.

Em 8 de novembro, Hitler invadiu uma cervejaria em munique, e exigiu que os dirigentes lhe entreguem o poder, com a resistência dos dirigentes, Hitler então decide invadir o Ministério da Guerra da Baviera.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (71.9 Kb)   docx (10.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com