TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Iluminismo

Exames: O Iluminismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/1/2014  •  1.027 Palavras (5 Páginas)  •  287 Visualizações

Página 1 de 5

INTRODUÇÃO

Nesse trabalho irei falar um pouco sobre as mudanças culturais que ocorreram ao longo do séc. XVIII com o surgimento de vários pensamentos racionais que juntos formaram um movimento chamado Iluminismo. Citarei o que foi seu apogeu, suas idéias, suas crenças e seus filósofos.

Surgiu na Inglaterra em 1680, foi uma “evolução” dos pensamentos. Desenvolvido entre a burguesia destacava suas ideologias. Procurava a resposta através da razão rompendo os pensamentos tradicionais.

Colocando em destaque os valores da burguesia, o Iluminismo favoreceu ao aumento dessa camada social. Procurava uma explicação através da razão (ciência) para todas as coisas, rompendo com todas as formas de pensar até então uma tradição. Para os iluministas só através da razão (ciência) o homem poderia alcançar o conhecimento, a convivência harmoniosa em sociedade, a liberdade individual e a felicidade. A razão (ciência) era, portanto, o único guia de sabedoria capaz de resolver qualquer problema, dando ao homem a compreensão e o domínio da natureza.

Os filósofos que divulgaram essas idéias foram chamados iluministas; sua maneira de pensar, Iluminismo; e o movimento, Ilustração. Os conceitos de política variavam de filosofo para filosofo.

As tendências que marcaram o Iluminismo foram: a valorização da razão e predominância da ciência; no aperfeiçoamento do homem e a liberdade política, econômica e religiosa. Destacou-se na Franca, pois defendia a liberdade e teve seu apogeu na Revolução Francesa.

ILUMINISMO

Século das Luzes ou Iluminismo, termo usado para descrever as tendências do pensamento e da literatura na Europa e em toda a América durante o século XVIII, antecedendo a Revolução Francesa. Foi empregado pelos próprios escritores do período, convencidos de que emergiam de séculos de obscurantismo e ignorância para uma nova era, iluminada pela razão, a ciência e o respeito à humanidade. As novas descobertas da ciência, a teoria da gravitação universal de Isaac Newton e o espírito de relativismo cultural fomentado pela exploração do mundo ainda não conhecido foram também uma base importante.

Entre os precursores do século XVII, destacam-se os grandes racionalistas, como René Descartes e Baruch Spinoza, e os filósofos políticos Thomas Hobbes e John Locke. É igualmente marcante na época a permanente fé no poder da razão humana. Chegou-se a declarar que, mediante o uso judicioso da razão, seria possível um progresso sem limites. Porém, mais que um conjunto de idéias estabelecidas, o Iluminismo representava uma atitude, uma maneira de pensar. De acordo com Immanuel Kant, o lema deveria ser "atrever-se a conhecer". Surge o desejo de reexaminar e pôr em questão as idéias e os valores recebidos, com enfoques bem diferentes, daí as incoerências e contradições entre os escritos de seus pensadores. A doutrina da Igreja foi duramente atacada, embora a maioria dos pensadores não renunciassem totalmente a ela.

A França teve destacado desenvolvimento em tais idéias e, entre seus pensadores mais importantes, figuram Voltaire, Charles de Montesquieu, Denis Diderot e Jean-Jacques Rousseau. Outros expoentes do movimento foram: Kant, na Alemanha; David Hume, na Escócia; Cesare Beccaria, na Itália; e Benjamin Franklin e Thomas Jefferson, nas colônias britânicas. A experimentação científica e os escritos filosóficos entraram em moda nos círculos aristocráticos, surgindo assim o chamado despotismo ilustrado. Entre seus representantes mais célebres, encontram-se os reis Frederico II da Prússsia, Catarina II a Grande da Rússia, José II da Áustria e Carlos III da Espanha.

O Século das Luzes terminou com a Revolução Francesa de 1789, pois, quando esta veio a incorporar inúmeras idéias dos iluministas em suas etapas mais difíceis, elas ficaram desacreditadas aos olhos de muitos europeus contemporâneos. O Iluminismo marcou um momento decisivo para o declínio da Igreja e o crescimento do secularismo atual, assim como serviu de modelo para o liberalismo político e econômico e para a reforma humanista do mundo ocidental no século XIX.

CONCEITOS DA BURGUESIA

Eram “contra” os conceitos da Igreja acreditavam que Deus estava presente na natureza, portanto no homem.

Os iluministas diziam que leis naturais regulavam as relações entre os homens, tal como regulavam os fenômenos da natureza. Consideravam os homens todos bons e iguais; e que as desigualdades seriam provocadas pelos próprios homens, isto é, pela sociedade. Para corrigi-las, achavam necessário mudar a sociedade, dando a todos liberdade de expressão e culto, e proteção contra a escravidão, a injustiça, a opressão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com