TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Marechal Setembrino de Carvalho

Por:   •  1/4/2017  •  Relatório de pesquisa  •  274 Palavras (2 Páginas)  •  204 Visualizações

Página 1 de 2

Um dos generais que mais se destacaram no comando do exército foi Fernando Setembrino de Carvalho, nascido em Uruguaiana em 13 de setembro de 1861, que foi nomeado pelo Presidente da República, o Marechal Hermes da Fonseca, para reprimir efetiva e definitivamente o movimento do Contestado.

Naquela época, o exército tinha caráter extremamente violento, tanto que, os grandes veículos de comunicação da época denunciavam os crimes cometidos pelos militares. Podemos citar como exemplo, o jornal carioca A Noite, que publicou, em 17 de março de 1915, uma reportagem cuja manchete dizia “Fora da lei e da civilização: a degola, o fuzilamento, o saque e o incêndio.”

A maioria dos assassinatos era por degola, pois, por se tratar de uma arma branca, poupava munição. Além disso, não deixava possibilidade de reação por parte da vítima.

Diante de todos os comentários negativos sobre a conduta do exército, Setembrino de Carvalho promoveu publicações, também nos grandes jornais da época, divulgando a imagem de soldados altamente profissionais, devidamente uniformizados e portando as armas mais avançadas. Além disso, afirmava que a função do exército era de promover a ordem e a paz e que só utilizariam de violência e força bélica se não houvesse outro método.

Ainda, com a eclosão da Primeira Guerra Mundial, houve uma modernização no exército brasileiro que passou a inspirar-se nos princípios militares europeus. Para isso, porém, precisariam atualizar instruções militares, a legislação e a tecnologia bélica, além de acabarem com os crimes dos oficiais, como abuso de autoridade, degolas, estupros e a forma de atuação que tiveram na Guerra de Canudos, em 1897.

No entanto, essa modernização só existia na teoria, pois na prática nada mudou

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (38.6 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com