TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Escola Municipal Marechal Deodoro da Fonseca

Artigo: A Escola Municipal Marechal Deodoro da Fonseca. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/11/2013  •  Artigo  •  460 Palavras (2 Páginas)  •  568 Visualizações

Página 1 de 2

O estágio foi desenvolvido na escola Municipal marechal Deodoro Da Fonseca, situada na Rua Minas Gerais, 1233, centro, CEP 85892-000, localizada na Cidade de santa helena no estado do Paraná. O contato com a Escola pode ser realizado através do telefone (45) 3268-2979 e do e-mail escolamarechal@hotmail.com.

A Escola Municipal Marechal Deodoro da Fonseca – Educação Infantil e Ensino Fundamental oferta: Educação Infantil, Ensino Fundamentae a Educação Especial - Classe Especial de Deficientes Mentais (DM), Centro de Atendimento Especializado de Deficientes Auditivos (CAEDA) e Centro de Atendimento Especializado de Deficientes Visuais (CAEDV), atendendo um total de 447 alunos, distribuídos em dois turnos, matutino e vespertino, totalizando uma carga horária de 40 horas semanais, desse total 5 são alunos em processo de inclusão.

O estágio foi realizado no período de11 de marçode 2013 a 19 de abrilde 2013no período matutino, sendo observada a turma do 2° CAno do Ensino Fundamental.

Concepção pedagógica da escola

A educação é um direito de todos, seja portador de necessidades especiais ou não. Tendo essa compreensão, observamos que a escola observada pratica a educação inclusiva, com base no reconhecimento da diversidade, voltada principalmente na inserção de crianças com necessidades educacionais especiais em classes regulares.

Nestas classes, quando necessário, o aluno recebe o atendimento individual de um professor auxiliar, atenuando suas dificuldades. No caso de alunos com deficiência auditiva, os mesmos recebem o apoio de um intérprete, que repassa a aula para estes através da LIBRAS, possibilitando a compreensão dos conteúdos.

O que se entende por educação inclusiva?

“Trata-se de um movimento que compreende a educação como um direito humano fundamental e a base para uma sociedade mais justa, que se preocupa em atender a todas as pessoas a despeito de suas características, desvantagens ou dificuldades (...)”. (Bergamo, Regiane Banzzatto, Educação especial: pesquisa e prática / Regiane banzzatto. Curitiba: Ibpex, 2010. p. 41).

Em relação à dimensão do atendimento aos alunos com dificuldades na aprendizagem, com baixo rendimento escolar, a escola oferta a Recuperação de Estudos, em horário contrário, orientada por um professor capacitado. A recuperação de estudos é feita através de atividades diversificadas, de forma lúdica, ligadas ao cotidiano do educando, com uso de material concreto e adaptado às necessidades particulares de cada discente, a fim de recuperar o conteúdo não assimilado.

Os educandos que apresentam distúrbios de aprendizagem, transtornos comportamentais ou falta de auto-estima, são atendidos na Classe de Apoio, em horário contrário, por profissionais especializados na área de Psicopedagogia. As atividades, realizadas de maneira lúdica, fazem com que eles percebam a aprendizagem como um processo interessante e divertido. Nesta Classe, os educadores buscam alternativas para aumentar a motivação, desenvolver a autoconfiança e estimular a socialização destes discentes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com