TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Mito Da Democracia Racial

Monografias: O Mito Da Democracia Racial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/7/2013  •  799 Palavras (4 Páginas)  •  654 Visualizações

Página 1 de 4

O mito da Democracia Racial

Daniela Silva

”Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, por sua origem ou ainda por sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender, e se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar.” ( Nelson Mandela)

Definitivamente, o Brasil não é o país da democracia racial, o termo democracia racial surgiu por alguns para descrever as relações raciais no Brasil. O termo denota a crença de que o Brasil escapou do racismo e da discriminação racial vista em outros países, mas o que vemos é que as desigualdades sofridas pela população negra no Brasil são assustadoras e “são oriundas tanto de menores níveis de educação e de qualificação como de discriminação social, ou seja, a existência do preconceito e do racismo acaba por prejudicar os indivíduos por razão de suas características físicas ou culturais”. (JACCOUD, 2002, p.11)

Ao realizar as pesquisas para tal trabalho ficou claro que falta às pessoas a consciência real do que é o racismo e de como este mito cresce a cada dia promovendo mais desigualdades na nossa sociedade.

A estudante Maria, que cursa o 1°ano do ensino fundamental II de uma escola estadual, com idade de 15 anos ao ser perguntado sobre questões referente ao racismo, respondeu da seguinte forma: “Para mim o racismo é uma forma de preconceito e acredito que há racismo no Brasil e na escola, pois já fui vítima e já presenciei brincadeiras de cunho racista com colegas meus na escola, infelizmente não tenho a menor idéia do que fazer para acabar com o racismo”.

Já Rafael, que parou de estudar na antiga 5ª série que hoje equivale a 6° ano do ensino fundamental e tem 50 anos de idade mostrou em suas respostas uma associação entre racismo e aparência física. Para ele “racismo é discriminar, e existe racismo no Brasil, pois se a pessoa é negra, feia e pobre é logo criticada e na escola as crianças colocam apelidos nas outras pelo mesmo motivo e apesar dele ser negro ele nunca notou nenhuma manifestação racista contra ele, na visão dele a única forma de se combater o racismo é conversando com a pessoa que é racista para ela assim deixar de ter esse preconceito bobo”.

Ao conversar com Maurício que tem o ensino fundamental completo, 29 anos notei uma postura mais consciente sobre o tema racismo, não sei se é devido ao nível de formação, mas ao se posicionar ele me falou que: “O racismo para ele é uma forma que as pessoas têm de quererem ser melhores do que as outras, e que no Brasil há racismo devido às desigualdades sociais latentes no nosso dia a dia e isto infelizmente reflete nas nossas escolas, mesmo sendo negro ele nunca percebeu atitudes racista contar ele e acredita que só debatendo o assunto em casa, na televisão, nas escolas em todos os lugares podemos acabar com o racismo no Brasil”.

Como se pode perceber que a falta de conhecimento muitas vezes gera entendimentos distorcidos sobre assuntos relevantes neste caso o racismo. A necessidade de se conversar e debater o tema racismo principalmente, em nossas escolas é de fundamental importância para acabarmos com essa déia equivocada que o nosso processo histórico-social construiu que a imagem da raça negra como inferior e tendo a raça branca como superior.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com