TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PENSAMENTO CLASSICO

Ensaios: O PENSAMENTO CLASSICO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/9/2013  •  595 Palavras (3 Páginas)  •  380 Visualizações

Página 1 de 3

A INSTITUCIONALIZAÇÃO DA VIDA DEMOCRÁTICA EM ATENAS

Depois de ser governada por reis, por nobres e até tiranos, a Grécia conheceu a democracia (século V a.C.). Com essa forma política torna-se natural que as pessoas expressem livremente suas ideias em praça pública (Ágora) e também nos tribunais.

A FORMAÇÃO DA POLIS GREGA

A Grécia Antiga

Fonte: http://arteculturaemusica.blogspot.com.br/2011/08/grecia-antiga.html

Polis era o local em que os gregos viviam, sendo pequenas cidades auto-suficientes (cidade-estado). Nessas localidades aconteciam as discussões públicas e se tomavam decisões sobre tudo que pudesse interferir na vida da comunidade. Decidia-se sobre guerra e paz, financiamento de guerra, recrutamento de tropas, tratados e negociações diplomáticas, regulamentação do culto, obras públicas, impostos e tudo mais que demandasse decisão governamental. (FINLEY 1984, p. 65)

Na Grécia a democracia era direta, ou seja, os cidadãos participavam diretamente da vida pública, não havia escolha de representantes políticos. Por esse motivo era necessário saber falar bem para expor suas idéias.

POLÍTICA, EXERCÍCIO DA LINGUAGEM E EDUCAÇÃO

Você fica tímido quando vai falar em público? Esquece o que ia dizer e esfria as mãos?

Aprender a falar bem, usar a retórica (uso da linguagem de forma eficaz e persuasiva), era a possibilidade do cidadão ter participação real sociedade, fazendo valer o seu ponto de vista. Essa educação faria toda diferença na vida do cidadão, considerando que poderia alcançar seus objetivos com o uso da palavra.

O SURGIMENTO DOS SOFISTAS NA GRECIA DEMOCRÁTICA

Quem eram os sofistas?

Os sofistas eram professores de oratória (arte de bem falar) que ensinavam a arte da persuasão (estratégia para fazer crer, convencer). Eram geralmente estrangeiros sem direitos políticos, não possuíam residência fixa, viajavam pelas cidades fazendo palestras e tinham muito sucesso com elas. Eles reuniam muitos alunos e ministravam aulas particulares em troca de boa remuneração.

Ensinavam os alunos as técnicas de argumentação, e como driblar a opinião adversária,para que tivessem êxito nos negócios privados e na vida pública, se preocupando com a forma como se falava e não com o conteúdo. O importante, para os sofistas, era ganhar uma discussão, independentemente do critério utilizado.

É comum encontrarmos imagens bem sugestivas que nos incitam a tomar gosto pela campanha de algum candidato. Observe a imagem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com