TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filosofia antiga: pensamentos clássico e helenístico

Seminário: Filosofia antiga: pensamentos clássico e helenístico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/5/2013  •  Seminário  •  1.413 Palavras (6 Páginas)  •  4.355 Visualizações

Página 1 de 6

Filosofia antiga: pensamentos clássico e helenístico

Democracia ateniense

O debate em praça pública

Em Atenas em meados do século V a.c, Atenas atingiu grande esplendor tanto no campo econômico e cultural. Mas no entanto, apenas uma parte da população masculina e adulta era reconhecida como cidadão em Atenas. Alem disso, tratava-se de uma sociedade de escravos, assim escravos, mulheres e jovens menores de 21 anos não tinham direito políticos. Cada cidadão de Atena não tinha só direito de voto mas também da palavra.

Sofistas: a retórica

Os sofistas pertenciam a periferia do mundo grego, eram professores, viajantes que, por determinado preço vendiam ensinamentos práticos e públicos. Sofistas tem origem grega que significa (grande mestre ou sábio).

Heróis ou vilões?

O termo sofista teve originalmente um significado positivo, no entanto com o decorrer do tempo ganhou o sentido de (enganador ou impostor). Uma arte de manipular raciocínios, iludir os ouvintes. Por isso hoje em dia usa a palavra sofisma para designar raciocínio aparente correto, mas na realidade é falso.

Protágoras de abdera

Protágoras nascido em abdera cidade natal de Demócrito, é considerado o primeiro e o mais importante dos sofistas, tendo como principio que o homem é a medida de todas as coisas.

Górgias de leontini

Considerado um dos grandes oradores da Grécia aprofundou o subjetivismo relativista de Protágoras a ponto de defender o ceticismo absoluto. O ser não existe; se existisse, não poderia ser conhecido; mesmo que fosse conhecido, não poderia ser comunicado a ninguém.

Sócrates: a dialética

O estilo de vida de Sócrates assemelhava-se aos de sofistas embora não vende-se seus ensinamentos. No entanto concentrou-se na problemática do ser humano.

Debate com sofistas

Sócrates travou uma polemica com esses filósofos, procurava um fundamento para as interrogações humanas. O que é o bem?, o que é justiça?. Sofistas se preocupavam com investigação de uma essência da virtude, da justiça do bem etc... socrates perguntava o que é o ser humano eles respondiam é alma, como a sede da razão, o nosso eu consciente.

Dialogo critico

A sua filosofia era desenvolvida do lado critico ou dialética. Refutação ou ironia: etapa onde Sócrates perguntava aos seus interlocutores o que pensavam saber. Maiêutica: etapa onde Sócrates propunha aos discípulos uma nova serie de questões com objetivo de reconstruir suas próprias idéias.

platao

Alicerces da filosofia ocidental

Nascido em Atenas Platão pertencia a uma nobre família de Atenas seu nome verdadeiro era Arístocles. Platão foi discípulo de Sócrates a quem considerava o mais sábio e mais justo dos homens. Fundou sua própria escola de filósofos, foi a primeira instituição de ensino superior do mundo ocidental.

Dualismo platônico

Mundo sensível: kosmos horatós em grego corresponde a matéria compõem-se das coisas como as percebemos na vida cotidiana.

Mundo inteligível: kosmos noetos em grego corresponde as idéias que são sempre as mesmas para o intelecto.

Demiurgo e o mundo: palavra de origem grega aquele que faz (construtor) de acordo com essa doutrina o demiurgo buscou as idéias eternas do mundo inteligível como modelo para dar forma a matéria indeterminada .

Teoria das idéias

em relação aos pensadores anteriores ao situar ao ser verdadeiro fora ou separado do mundo sensível. Mas não era assim para os filósofos pré socráticos que buscavam coisas nas próprias coisas. Para Sócrates a essência ou ser verdadeiro também se encontrava nas coisas.

Processo de conhecimento

A teoria costuma ser estudada em seus aspectos epistemológicos isso é como uma teoria sobre o conhecimento verdadeiro. A primeira etapa dominada pelas impressões advindas dos sentidos. Conhecimento precisa penetrar na esfera racional da sabedoria. Somente quando atingimos o mundo racional das idéias é que alcançamos o ser absoluto, eterno e imutável.

O mito da caverna

Ajuda a evolução do processo de conhecimento, se a pessoa não teve contato com o mundo exterior levaria um tempo para poder definir como verdadeira.

Reis filósofos

Consiste em uma idéia do bem

Aristóteles

Bases do pensamento lógico e cientifico

Nasceu em Estagira na Macedônia, foi um dos mais expressivos filósofos gregos da antiguidade. Teria escrito mais de uma centena de obras e restam apenas 47. filho de nicomaco, medico e rei da macedônia, ingressou na academia de Platão onde ficou por 20 anos, saiu após Platão morrer volto para macedônia para ser professor de Alexandre. Volto para Atenas e montou sua escola filosófica (liceu) ensinou aproximadamente 12 anos Aristóteles passou a ser perseguido e deixou Atenas. Tendo em vista a elaboração de uma visão cientifica da realidade, desenvolveu a lógica para servir de ferramenta do raciocínio.

Da sensação ao conceito

Segundo Aristóteles reconhecia a multiplicidade dos seres percebidos pelo sentido como elementos do real. Por isso rejeitava as idéias de Platão

.

Método indutivo

Para o filósofo a ciência deveria partir da realidade sensorial, empírica para buscar nela as estruturas essenciais de cada ser.para Aristóteles a finalidade da ciência deve ser a compreensão do universo

Hilemorfismo teleológico

Aristóteles formulou uma teoria da realidade que ficou conhecida como hilemorfismo teleológico, conceitos da física com de metafísica. Se observar a natureza vera que tem ciclos constantes e regulares, as plantas nascem, crescem e morrem. Por isso ficava difícil para Aristóteles conceber que o inteligível estivesse totalmente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com