TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Relatório de Aula

Por:   •  30/5/2017  •  Relatório de pesquisa  •  405 Palavras (2 Páginas)  •  724 Visualizações

Página 1 de 2

Faculdade de Formação de Professores

Nome: Fernanda B de Lima

Disciplina: Didática         Turma: 7          Curso: História

Professora: Roseane Adão

Relatório de Aula

Na aula do dia 9/6 a Professora Roseane conversou conosco ainda sobre o planejamento escolar, onde esclareceu algumas dúvidas e repetiu algumas coisas que já havíamos debatido no fórum. Após essa “breve” introdução de aula começamos o debate sobre o texto Cotidiano Escolar e Saberes docentes, onde segundo o texto ser professor é muito mais do que s ensinar uma matéria ao aluno, é romper com as barreiras que há entre o aluno e o professor e criar um diálogo, uma interação. É saber lidar com o esgotamento social da profissão e buscar reverter essa situação. Ser professor é ser humano humanizador. Ao escolher essa profissão deve-se ter a consciência das responsabilidades desta.

Os docentes devem possuir determinados saberes como, a prática pedagógica e o entendimento da cultura escolar, além dos saberes teóricos, os saberes que são utilizados ao longo de sua docência. Isso está sendo analisado para melhor compreender o professor e comprovar a sua capacidade de enfrentar os problemas que possam surgir no seu cotidiano.

A escola é um local onde a atuação do professor ocorre através de múltiplos fatores e condições. Não há uma mudança do pensar para o agir, mas sim um movimento ocasionado pelas situações do dia-a-dia.  Através dos acontecimentos da sala de aula, as decisões pedagógicas e metodológicas do professor produzem diferentes manifestações por parte dos alunos

 É de extrema importância que o professor, enquanto formador de cidadãos tenha ciência da sua influência na vida não somente daqueles alunos presentes em suas aulas, mas de todos que terão contato com aqueles alunos. Tendo em vista essa grande responsabilidade, o professor deve avaliar-se constantemente para que possa ser uma pessoa melhor a cada dia e possa exercer bem a sua função que é ser um formador de sujeitos críticos e pensantes.

Após a leitura do texto a professora nós fez um questionário sobre este onde cada um deveria responder as 3 questões individualmente, conforme o tempo para a elaboração das respostas destas perguntas começamos nossa discussão sobre essas. Apesar dos ocorrido a aula fluiu bem, creio que através deste método de debates todos os alunos se sentem inseridos na aula e não fica na mesmice de sempre os mesmos debaterem na aula, pois todos temos que “colaborar”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (36.7 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com