TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Segundo Reinado Do Brasil

Exames: O Segundo Reinado Do Brasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/11/2014  •  370 Palavras (2 Páginas)  •  366 Visualizações

Página 1 de 2

O segundo reinado do Brasil

O ‘‘golpe da maioridade’’

O segundo reinado começou quando Dom Pedro II não foi considerado mais criança, recebendo assim a declaração de maioridade em 23 de julho de 1840. Seu pai Dom Pedro I abdicou, abandonando o seu poder.

Dom Pedro II, com apenas 14 anos pode ocupar o posto elevado do poder executivo, graças aos grupos políticos liberais. O reinado dele de 49 anos acabando em 15 de novembro de 1889, junto com a Proclamação da República.

A economia do País: Café

Na metade do século XIX, o café virou o produto mais consumido do mercado e o mais exportado. Com os lucros do produto, a maioria foi investida na indústria, melhorando o processo de industrialização do Brasil e surgiram também novas cidades, novos latifúndios foram formados. Os fazendeiros de café, chamados de Barões do café receberam títulos de nobreza do imperador.

Revolução Praieira

Uma revolta que ocorreu em Pernambuco, sendo ela liberal e federalista, sendo a ultima do Brasil sendo império.

Obteve o nome praieiro, pois onde a sede do jornal comandado pelos liberais revoltosos, podendo ser chamados também de praieiros ficava na Rua da Praia.

Os políticos praieiros ganharam o apoio da população, principalmente dos mais pobres, necessitados e oprimidos. Os políticos conseguiram até a cidade de Olinda.

Guerra do Paraguai

Iniciada no ano de 1864, a partir do ‘‘ditador tirano’’ Solano Lopes alegando que Brasil estava não respeitado o acordo de não invadir o Uruguai, assim ordenou a prisão do navio brasileiro que passava pela área do Paraguai declarando guerra ao Brasil.

Brasil com a Argentina e Uruguai formou-se Tríplice Aliança, em maio de 1865 para acabar com o tirano Solano Lopez, assim garantindo o livre acesso ao Rio da Prata.

Fim da monarquia e a proclamação da república

No dia 15 de novembro de 1889 Marechal Deodoro da Fonseca com apoio de alguns republicanos destruindo o Conselho de Ministros e seu presidente. Assim Marechal Deodoro assinou um manifesto assim proclamando a república do Brasil e colocando um governo provisório.

D. Pedro II e sua família foram para a Europa no dia 18 de novembro de 1889. Começando assim a Republica Brasileira, com o primeiro presidente: Marechal Deodoro da Fonseca.

Fontes:

Site sua pesquisa: http://www.suapesquisa.com/historiadobrasil/segundo_reinado.htm

http://www.suapesquisa.com/historia/guerradoparaguai/

Brasil escola:

http://www.brasilescola.com/historiab/segundo-reinado.htm

InfoEscola:

http://www.infoescola.com/historia/segundo-reinado/

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com