TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O São João Crisóstomo

Por:   •  8/6/2020  •  Trabalho acadêmico  •  5.546 Palavras (23 Páginas)  •  134 Visualizações

Página 1 de 23

SÃO JOÃO CRISÓSTOMO, A VANGLÓRIA E A EDUCAÇÃO INTROSPECTIVA. LEGADO DA IDADE MÉDIA PARA OS DIAS ATUAIS

[a]

CESAR,Paulo Barbosa¹

RU 1147890

SILVANA,Maria Frezarin²

RESUMO

O presente artigo analisa a obra de São João Crisóstomo Da vangloria e Da educação dos filhos na intenção de extrair desta fonte subsídios que fundamentem o artigo cientifico e respondam aos objetivos proposto nesta pesquisa. Para isso a metodologia utilizada foi o fichamento descritivo, com comentário dos capítulos abordado necessário para a construção do artigo. O objetivo geral do artigo foi demonstrar a contribuição educacional da obra de São João Crisóstomo na antiguidade cristã e seu reflexo para os dias atuais. A razão da escrita deste artigo se relaciona com o declínio da autoridade dos pais no seio familiar na sociedade hodierna. O ambiente escolar sem dúvida nenhuma tem uma função importantíssima, enquanto instituição educativa, porém, sem o envolvimento da família na vida do aluno tal função perde sua força. Para esclarecer essa problemática o recente artigo discutiu os valores da Educação na antiguidade cristã, tendo como eixo fundamental a vida de São João Crisóstomo, discorreu sobre as especificidades da obra Vangloria e a educação dos filhos em sua configuração original partindo de fontes clássicas para as fontes moderna. E conclui o texto cientifico com a certeza  de que a Educação começa no berço. Porem é um desafio tornar isso uma realidade diante das demandas existencial que a família enfrenta.

Palavra-chave: Educação. Antiguidade cristã. familia

¹ Aluno do Centro Universitário Internacional UNINTER. Artigo apresentado como Trabalho de Conclusão de Curso.  2º  - 2014. (semestre e ano).

² Professor Orientador no Centro Universitário Internacional UNINTER.

  1. INTRODUÇÃO[b]

O tema do presente artigo é São João Crisóstomo, A Vangloria e a Educação introspectiva. Legado da Idade Media para os dias atuais. Esta pesquisa tem como objetivo geral demonstrar através da obra “Vanglória e a Educação dos filhos” a contribuição de São João Crisóstomo para o cenário Educacional atual. A família pós moderna passa por um processo de anomalia educacional domestica. A demanda existencial impõe grandes desafios para os pais de modo que a Educação domestica fica em segundo plano. Com o passar do tempo ocorreram mudanças impactantes nas famílias. Podemos citar o avanço da tecnologia, as novas configurações familiares, a propagação da produção cultural e a popularização dos processos midiáticos que resultaram em alterações nas relações interpessoais entre pais e filhos. A educação familiar se bem planejada e estruturada solidifica no filho valores introspectivos que irão ajuda-lo em sua caminhada social, emocional e acadêmica. Pesquisar sobre São João Crisóstomo é observar as bases da Educação na Idade Média em especifico a antiguidade cristã, refletir sobre a Educação pós moderna e sobretudo poder contrastar a participação efetiva dos pais na educação dos filhos. Na sociedade atual observamos pais provedores versus pais educadores e nesta batalha vence aqueles que providenciam todo o sustento dos filhos. Diante deste desafio familiar a presente pesquisa cientifica traz na sua natureza epistemológica alguns objetivos específicos para elucidar a importância deste tema para o campo educacional. O primeiro objetivo especifico á relacionar a vida de São João Crisóstomo e a antiguidade cristã, o segundo objetivo especifico é Compreender as especificidades do opúsculo “Vanglória e Educação dos filhos e por fim o terceiro objetivo especifico é mostrar a importância dos pais no processo educacional dos filhos.

O tema pesquisado é relevante para a Educação escolarizada pois a relação entre pais e Escola faz toda diferença no desenvolvimento do aluno. O ambiente escolar sem dúvida nenhuma tem uma função importantíssima, enquanto instituição educativa, porém, sem o envolvimento da família na vida do aluno tal função perde sua força. Por isso se faz necessário esse olhar educacional na Obra  de São João Crisóstomo “Vanglória” onde o objetivo é a educação ética dos filhos. Alunos com educação moral é pertinente para a educação formal. Para atingir os objetivos da pesquisa a  metodologia utilizada foi o fichamento descritivo, com comentário dos capítulos abordado necessário para a construção do artigo. A bibliografia base desse artigo é a obra do escritor Ruy Afonso da Costa Nunes “Historia da Educação na Antiguidade Cristã publicado  pela editora Kírion. E desta obras foram analisado o capitulo II as paginas 70-74 para atingir o primeiro objetivo especifico que é Relacionar a vida de São João Crisóstomo e a antiguidade cristã, do capitulo VII as paginas 177-195 para atingir o segundo objetivo especifico que é Compreender as especificidades do opúsculo “Vanglória e Educação dos filhos e por fim no mesmo capitulo VII  as paginas 196 e 197 para atingir o terceiro objetivo que é Mostrar a importância dos pais no processo educacional dos filhos.

 Além da bibliografia base desse artigo que é a obra do escritor Ruy Afonso da Costa Nunes “Historia da Educação na Antiguidade Cristã foi pesquisado também a obra do escritor Içami Tiba Quem ama Educa, formando cidadãos éticos, publicado pela editora Integrare e desta obra foi analisado o capitulo 1 as paginas 35-49.

  1. A EDUCAÇÃO NA ANTIGUIDADE CRISTÃ

A Educação na antiguidade cristã tem seu fundamento na encarnação de Jesus Cristo. Conforme observa Afonso (2018,pg.17)

Jesus Cristo apresentou-se ao mundo como verdadeiro homem e verdadeiro Deus. O verbo se fez carne como diz São João no prólogo do seu Evangelho, para iluminar os homens e torna-los filhos de Deus (Afonso,Ruy da Costa Nunes,2ªed,2018,pag.17)                

                                                                                           

Desta forma podemos observar que não era a intenção de Jesus Cristo propor alguma nova Escola de Filosofia nem reformar os programas de estudos vigentes nas escolas do período helenístico do mundo greco-romano ou do mundo oriental que se beneficiavam de antiga tradição. [c]

Assim Jesus Cristo veio anunciar aos homens a palavra da salvação de maneira pratica e pedagógica. Sendo assim estava instaurada a base cristã da cultura medieval chamada “Cristianismo”. O Cristianismo sempre foi uma religião que inspirou a leitura e o estudo, como o comprova a sua historia através do século e essa historia influenciou consideravelmente o os primeiros séculos da era cristã. De acordo com o autor:[d]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36.7 Kb)   pdf (183.4 Kb)   docx (27.6 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com