TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O desenvolvimento das leis econômicas

Artigo: O desenvolvimento das leis econômicas. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/11/2013  •  Artigo  •  619 Palavras (3 Páginas)  •  329 Visualizações

Página 1 de 3

Marx inicia o Primeiro Manuscrito afirmando que a economia política parte dos fatos, como dados verdadeiros subjacentes à estrutura econômica e social, mas não faz esforços para explicá-los. A teoria econômica concebe somente o processo material segundo o qual se dá a existência da propriedade privada, a separação entre trabalho, capital e terra, a divisão do trabalho, a competição e a conceituação de valor de troca. Todavia, conforme Marx, o que deveria ser explicado é admitido como ponto de partida para a formulação das leis econômicas, sem que haja a preocupação em compreender como essas leis se originam da propriedade privada e da base da distinção entre trabalho, capital e terra. Desse modo, há um círculo vicioso na economia política, uma vez que afirma o que deveria deduzir, analogamente à teologia, quando explica a origem do mal na queda do homem: assegura como fato histórico aquilo que deveria elucidar.

Herbert Marcuse

Filósofo, teórico político e sociólogo alemão naturalizado americano, Herbert Marcuse (1898- 1979), integrou na juventude, o Partido Social-Democrata Alemão, formou-se em filosofia e, no final da década de 1920, foi para Freiburg estudar com Martin Heidegger, com quem sempre manteve um vínculo de admiração e crítica. De família judia, Marcuse deixou a Alemanha em 1933, época em que foi admitido no Instituto de Pesquisas Sociais de Frankfurt, naquele momento já baseado em Genebra. Com Adorno e Horkheimer, Marcuse vai para os EUA em 1934, onde construiu uma sólida carreira intelectual e universitária: Herbert Marcuse lecionou nas universidades de Columbia, Harvard, Brandeis e California. Durante a Segunda Guerra Mundial, desempenhou papel de analista de relatórios para o serviço de espionagem do governo americano. Com o final do conflito, decidiu permanecer nos EUA e escreveu livros como Eros e Civilização (1955) e O Homem Unidimensional (1964).

Herbert Marcuse, em seu ensaio Sobre os Fundamentos Filosóficos do Conceito de Trabalho Alienado na Ciência Econômica, considera que a teoria econômica prescinde de uma definição de trabalho enquanto tal. Nesse campo de conhecimento, trabalho é entendido apenas como atividade econômica e, por conseguinte, como essencialmente contraposto a atividades artísticas, políticas e a todas as que não estejam diretamente ligadas às relações de produção. Dentro do âmbito da economia política, diz Herbert Marcuse, o conceito de trabalho foi progressivamente reduzido, até chegar a significar somente a atividade dirigida, comandada, não-livre, isto é, a atividade assalariada. Essa redução do conceito de trabalho a um aspecto econômico bem determinado, embora apresente uma aparente neutralidade, constitui um prejulgamento dos seus princípios mais importantes. Na medida em que é entendido como uma atividade determinada, na qual intervém de modo decisivo as noções de objeto de trabalho, finalidade e resultados, o conceito de trabalho pode ser aplicado amplamente a diversos tipos de atividade econômica, legitimando a exploração da força de trabalho no capitalismo.

UMA ATIVIDADE VITAL

O conceito filosófico de trabalho formulado por Karl Marx abarca ontologicamente o todo da existência do homem. Não se trata de uma atividade determinada, como no sentido econômico, mas a práxis fundamental

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com