TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Leis Fundamentais Do Desenvolvimentos Psíquico Da Criança

Trabalho Escolar: Leis Fundamentais Do Desenvolvimentos Psíquico Da Criança. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/5/2014  •  547 Palavras (3 Páginas)  •  532 Visualizações

Página 1 de 3

LEIS FUNDAMENTAIS DO DESENVOLVIMENTO PSIQUICO

1- O papel dos fatores biológicos e sociais no desenvolvimento psíquico da criança

A psicologia infantil se propõe a encontrar as circunstancias que influem o desenvolvimento psíquico, como influem e como, sob essa influencia, a criança passa de uma etapa do desenvolvimento para outra.

Buscando entender perfeitamente a regra, para assim, entender a exceção, como as crianças com desenvolvimento muito aquém do esperado. Para isso devemos estudar as condições gerais que tornam a criança, uma pessoa. São elas as propriedades naturais do organismo e a sociedade humana na qual esta é educada.

Para exemplificar a importância dos dois no desenvolvimento humano vamos relatar duas situações reais.

O primeiro é o caso das tentativas “frustradas” de educar chipanzés desde sua infância pra viverem como humanos, deve-se atribuir o insucesso das tentativas a ausência das propriedades naturais do organismo (cérebro humano) ao animal.

O segundo é o caso das irmãs encontradas nas proximidades de um povoado, ambas (uma com 1 ano de idade e outra com 7) foram encontradas por caçadores que buscavam um “ser” misterioso visto por moradores do povoado que possuía aspectos humanos mas andava sobre quatro apoios. Os seres misteriosos eram na realidade as duas irmãs que vivam junto a um covil de lobos, como filhotes de uma loba. As crianças mordiam, uivavam e se escondiam dos homens, tal qual os lobos com quem conviviam. As duas foram levadas para a sociedade, uma faleceu um ano depois e a maior viveu até os 17 anos, e apesar de abandonar muitas das suas maneiras de lobo, corria com as “quatro patas” quando estava com pressa e não conseguiu dominar a linguagem humana, ou seja, sem condições humanas de vida, não surge a psique humana.

2 – O Desenvolvimento Psíquico e a Atividade

Tornar-se homem significa aprender a agir, a se comportar diante das pessoas e das coisas que nos rodeiam como humanos.

Ao longo dos sete primeiros anos de vida, a criança vai assimilando sucessivamente vários tipos de ação. Os três tipos principais são comunicação, ação com objetos e jogo.

3 – O Desenvolvimento Psíquico e o Ensino

Toda a vida da criança depende do adulto, é organizada e dirigida por ele. Ela aprende a andar, utilizar e manusear os objetos, falar, pensar entre outras coisas, todas as suas ações, tanto praticas quanto psicológicas são resultado de aprendizagem. Quando o ensino avança, abre caminho para o desenvolvimento psíquico.

4 – Faixas etárias e períodos de desenvolvimento Psíquico

O desenvolvimento da criança não ocorre de forma linear, em alguns períodos as mudanças são mais rápidas que em outros. Os saltos de desenvolvimento são denominados crises de desenvolvimento.

O adulto organiza a vida e a educação da criança de acordo com o lugar que a sociedade lhe concede e a sociedade determina o que o adulto pode esperar e exigir da criança em cada idade.

5 – Características Individuais do Desenvolvimento Psíquico da Criança

No desenvolvimento psíquico das crianças observam-se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com