TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O marxismo ortodoxo de acordo com George Lukacs

Seminário: O marxismo ortodoxo de acordo com George Lukacs. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/2/2015  •  Seminário  •  479 Palavras (2 Páginas)  •  189 Visualizações

Página 1 de 2

O Marxismo Ortodoxo segundo George Lukács

Antes de adentrar nesse assunto, se faz necessário uma breve apresentação de uns conceitos prévios.

Que é dialética? é um método de diálogo cujo foco é a contraposição e contradição de idéias, conceitos, pensamentos que leva a outras idéias e afins.

Que é a Praxis de Marx ? A práxis revolucionária é então uma atividade teórico-pratica em que a teoria se modifica constantemente com a experiência prática, que por sua vez se modifica constantemente com a teoria. A práxis é entendida como a atividade de transformação das circunstâncias, as quais nos determinam a formar idéias, desejos, vontades, teorias, que, por sua vez, simultaneamente, nos determinam a criar na prática novas circunstâncias e assim por diante. A práxis é ação com conhecimento.

DIALÉTICA MATERIALISTA – Esse método – para saber a verdade descobrindo as contradições em idéias presentemente predominantes e, por extensão, nas relações sociais às quais elas estão ligadas – expõe a luta básica entre forças opostas. Para Marx, é apenas tornando-se consciente da dialética de tais forças opostas, em uma luta pelo poder, que os indivíduos podem se libertar e mudar a ordem social existente. ( REVOLUÇÃO DA LUTA DE CLASSE)

Quando Lukács propõem um Marxismo Ortodoxo, ele estava criticando as correntes marxistas da época e ao mesmo tempo tornava-a a única capaz de, simultaneamente, guardar a fidelidade ao espírito de Marx e assegurar o desenvolvimento crítico-criador do marxismo (nas palavras Lukács, “o renascimento do marxismo.

Isso posto, seguimos

O pensador húngaro elabora um discussão genuinamente radical, desqualificando qualquer possibilidade de pensar uma análise marxista presa a dogmas, “verdades absolutas” e trazendo a reflexão sobre a ortodoxia para o foco no método, provando a brilhante dialética de que o método marxista ortodoxo pressupõe, essencialmente, um método heterodoxo. Ou com outras palavras, um dos pontos centrais dessa crítica de Lukács: a ortodoxia marxista pressupõe, necessariamente, uma crítica revolucionária, ou seja, heterodoxa.

Lukács basicamente chama à atenção para o fato (q deveria ser óbvio) q a teoria marxista é uma reflexão baseado num método de investigação, e não em conteúdos ou “leis” universais. Logo, a crítica material-dialética é por excelência uma concepção revolucionária. Ou seja, está sempre buscando criar rupturas com concepções estabelecidas e transformar o homem.

Em outras palavras, segundo o Lukács, se o método marxista não estiver presente, dificilmente se atingirá alguma verdade, sendo esta substituída por meras opiniões e palpites, muitas vezes construídos sem qualquer conexão com a realidade.

Mas a ortodoxia na utilização do método não deve ser seguida de dogmatismo, isto é, o método é imprescindível, mas não garante, por si só, que verdades serão atingidas. Nada mais falso, do ponto de vista dialético, do que afirmar tal coisa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com