TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O período colonial (1500-1822)

Resenha: O período colonial (1500-1822). Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/5/2014  •  Resenha  •  405 Palavras (2 Páginas)  •  419 Visualizações

Página 1 de 2

Período Colonial (1500-1822)

ANO

Principais estabelecimentos

Os fatos que marcaram a Educação Brasileira.

1541

Fundação do primeiro colégio da companhia de Jesus

No reinado de D. Joao III em Portugal, o objetivo era a formação dos membros mais novos.

1542

Colégio e universidade de Pádua A Universidade católica de Pádua foi fundada por Francisco Perlingeiro, sua metodologia de ensino não adotava restrições religiosas favorecendo os estudantes protestantes, que vinham da Inglaterra e da Alemanha, se tornando o melhor centro de ensino na Europa.

1549

Colégio de Messina Inácio de Loyola cria o colégio de Messina iniciando um novo apostolado para os jesuítas, o ensino era em parte para suprir a carência de escolas da época, em parte para dar melhor formação ao clero.

1550

Primeiro Colégio meninos de jesus Primeiro colégio oficial no molde dos orfanatos da companhia em salvador, fundado pelo Padre Manuel da Nobrega.

1553

Segundo Colégio Meninos de Jesus O segundo colégio foi instalado em São Vicente São Paulo, No ano seguinte, foi criado o terceiro Colégio dos Meninos de Jesus, em São Paulo de Piratininga.

1555

Fundação das escolas jesuítas A construção das escolas jesuítas repercutiram em todo território Brasileiro dando origem a 17 colégios e 55 missões entre os índios, no sul do Brasil. Após 210 anos de serviço educacionais prestados os jesuítas foram banidos porque a educação jesuítica não coadunava em relação as outras potencias europeias.

Período Imperial

(1822-1888)

1808

Academia Real da Marinha e a Escola Medica da Bahia Com a vinda de D. Joao VI para o Brasil gerou a fundação de instituições de nível superior, que abriu portas para o avanço da educação em nosso pais.

1810

Academia real Militar

A academia central real militar passou para escola central, depois se tornou escola politécnica e finalmente escola nacional de engenharia.

1812

Escola de Serralheiros oficiais de Lima e Espingardeiros

Estes cursos representam os primeiros passos do ensino superior no Brasil.

1824

Primeira Constituição Brasileira

(Lei Magna) Esta Lei teve como objetivo formar um sistema educacional popular e gratuito, a ideia era estimular o desenvolvimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com