TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Instituições De Ensino Mais Importantes No Brasil Colonial, Brasil Imperio, Brasil Republica Brasil Republica 2

Trabalho Universitário: Instituições De Ensino Mais Importantes No Brasil Colonial, Brasil Imperio, Brasil Republica Brasil Republica 2. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/5/2013  •  999 Palavras (4 Páginas)  •  950 Visualizações

Página 1 de 4

Principais Teoricos e Conceitos do Behaviorismo

Behavoir

Comportamento ou comportamentalismo ou, Teoria Comportamental ou, Análise Experimental do Comportamento ou ainda, Análise do Comportamento

O Behaviorismo teve sua origem em 1913, com a publicação do artigo “A Psicologia como um behaviorista a vê”, de autoria de Watson.

De acordo com Watson dois observadores diferentes podiam chegar a duas conclusões diferentes, mesmo observando a mesma coisa.

Na década de 30, nascia o Behaviorismo Radical.( Skinner) O Behaviorismo Radical traz questões como “é possível uma ciência do comportamento? Designa uma filosofia da Ciência do Comportamento por meio da análise do comportamento ( comportamento operante)

Skinner preocupou-se com a criação de termos e conceitos capazes de explicá-los de maneira clara e precisa, aproximou-se do pragmatismo de James e Peirce, corrente de pensamento que preconizava a idéia de que algo é mais ou menos verdadeiro à medida em que nos permite explicar de maneira mais eficaz o que é observado.

Um nome importante para a forma de pensar em psicologia, denominada associacionismo, bem como para a psicologia educacional, é o do psicólogo americano Edward Lee Thorndike.

Fazendo estudos com animais Edward postulou a Lei do Efeito, aplicável tanto ao comportamento animal quanto ao comportamento humano. A Lei do Efeito afirma que aquelas ações que têm resultados agradáveis para o animal (incluindo o homem) tendem a se repetir, enquanto que as que têm resultados desagradáveis, tendem a desaparecer.

O fisiologista russo, ganhador do prêmio Nobel, Ivan P. Pavlov.

Por suas descobertas sobre os processos digestivos de animais. Ivan Pavlov entrou para a história por sua pesquisa em um campo que se apresentou a ele quase que por acaso: o papel do condicionamento na psicologia do comportamento (reflexo condicionado).

Na concepção behaviorista o conhecimento vem de fora, o ser humano é produto do meio.

Comportamento

Interação do organismo com o ambiente, qualquer movimento observável, incluindo movimentos externos e internos e seus resultados, como as secreções glandulares e seus efeitos.

Comportamento “reflexo” ou “respondente"

Tipo especifico de interação, em que a resposta é emitida imediatamente após a apresentação do estimulo.

Condicionamento

É uma forma básica de aprendizado que envolve uma resposta simples ou uma série complexa de respostas a determinados estímulos. Existem dois tipos de condicionamento: clássico ou respondente, e operante.

“clássico ou respondente”

É o processo pelo qual um estímulo normalmente neutro se torna um estímulo condicionado, provocando uma resposta em um indivíduo.

"Operante"

É a base da corrente de Skinner, é um processo pelo qual a resposta de um indivíduo é seguida por uma conseqüência (positiva ou negativa), e essa conseqüência nos ensina a repetir a resposta ou diminuir sua ocorrência.Ocorre sem qualquer estímulo antecedente externo observável. A resposta do organismo é espontânea.

Diferença existente entre condicionamento clássico e operante.

Classico: o processo de aprendizado é reflexivo e não depende de conseqüências

Operante: o aprendizado é mais complexo e depende do tipo de conseqüência provocada pela resposta.

Reforçamento

Reforçamento são os estímulos que seguem uma resposta do organismo, afetando-o seja fortalecendo ou enfraquecendo a resposta, ou seja, através do é possível se estabelecer um padrão de respostas.

Uma das formas de selecionar comportamentos, selecionar “conseqüências"

O reforçamento pode se dar através do “reforço positivo” ou do “reforço negativo”.

O “reforço positivo” é uma operação que o evento produzido por uma resposta aumenta a probabilidade dessa resposta ocorrer no futuro, é quando se acrescenta uma “coisa boa” após o comportamento esperado.

O “reforço negativo” é usado para aumentar a probabilidade futura da resposta que o remove ou ameniza e é quando se retira uma “coisa ruim” após o comportamento esperado.

Punição

Quando há apresentação de um estímulo negativo ou remoção de um reforçador positivo presente, ex: castigos físicos na escola ou comportamento no trânsito(leva à supressão temporária da resposta sem, contudo, alterar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com