TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS MOVIMENTOS SOCIAIS

Por:   •  19/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  428 Palavras (2 Páginas)  •  161 Visualizações

Página 1 de 2

Anhanguera- UNIDERP

Serviço Social

Disciplina: Movimentos Sociais

Tutor Presencial: Argemiro Coutinho

Equipe:

Maria Socorro Cavalcante Pinto – RA 382504

Rosineide Sales do Nascimento – RA 394043

Movimentos Sociais

Itapipoca-CE

Maio-2015

Anhanguera- UNIDERP

Disciplina: Movimentos Sociais

Movimentos Sociais

Itapipoca-CE

Maio-2015

Introdução

Ao longo do bimestre estudamos sobre os movimentos sociais e sua importância, e por meio desse trabalho temos o objetivo de aperfeiçoar nossos conhecimentos quanto ao tema.

Movimentos Sociais e Redes de Mobilizações Civis no Brasil Contemporâneo, Maria da Glória Gonh

Os movimentos sociais são ações coletivas realizadas por grupos organizados que têm como objetivo alcançar mudanças. E essa ideia parte da conscientização que essa camada tem com relação aos seus direitos. Quando algo começa ocorrer fora do que é previsto surge assim o desejo de mudar, lutar por algo melhor.

O livro Movimentos Sociais e Redes de Mobilizações Civis no Brasil Contemporâneo de Maria da Glória Gonh traz um mapeamento das formas de demandas e lutas de nossa sociedade, suas principais reinvindicações.

A autora afirma que houve um redesenho dos movimentos sociais no contexto sociopolítico, econômico e cultural da América Latina. No entanto o ponto central do livro é realizar um mapeamento e análise das principais formas de associativismo civil no Brasil expressas em movimentos sociais, redes de mobilização de associações civis e fóruns.

Segundo Gohn, ela descreve os movimentos sociais como ações coletivas de caráter sociopolítico e cultural que viabilizam formas distintas da população se constituir e propagar suas demandas, ou seja, é composto pelo povo que se põe em movimento para conquista de algo em comum, que esteja sendo necessário.

Breve contexto da Democracia

O termo Democracia deriva do grego antigo e é dividido em duas palavras: demos que é povo e kratos que é poder. A democracia é uma forma de governo em que todos os cidadãos de determinado país participam igualmente no desenvolvimento e na criação de leis. É

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (43.8 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com