TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Oque é Nazismo E Racismo

Ensaios: Oque é Nazismo E Racismo. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/4/2014  •  666 Palavras (3 Páginas)  •  567 Visualizações

Página 1 de 3

Nazismo: Dá-se o nome de nazismo à corrente ideológica iniciada pelo Partido Nacional Socialista (de onde vem o nome "nazista" ou "nazi", uma abreviação de "Nationalsozialistische" em alemão), que se originou como um grupo ideológico em 1918, no fim da 1ª Guerra Mundial, na qual a Alemanha sofreu uma derrota humilhante, Em 1921 Adolf Hitler passou a chefiar o partido. O presidente alemão, Paul von Hindemburg, nomeia Hitler chanceler (primeiro-ministro) em janeiro de 1933. Um mês depois, Hitler passou a ter controle total do Estado alemão (daí o nome totalitarismo), em que o interesse do Estado estava acima dos interesses particulares, e o Estado era personificado na pessoa do Führer (líder, condutor, guia), no caso o próprio Hitler. O totalitarismo alemão baseava-se no nacionalismo, na hegemonia alemã sobre todo o mundo, e no anti-semitismo, que alimentava o ódio contra os judeus. Ao invadir a Polônia em 1º de setembro de 1939, deu início à Segunda Guerra Mundial, que durou até 1945, deixando milhões de vítimas mortas no mundo todo. Depois disso, o nazismo foi banido da Alemanha e da maioria dos países e do mundo. O Nazismo foi um regime político instaurado em 1934 na Alemanha por Adolfo Hitler e que se inspirava no fascismo italiano de Mussolini, mas levado a um grau mais extremo. Além das características fascistas (totalitarismo, nacionalismo, militarismo, imperialismo, culto da personalidade e repressão violenta), o nazismo defendia também o anti-semitismo e o racismo (considerava a raça ariana, de que os alemães seriam os melhores representantes, como superior a todas as outras).Os elementos-chave do nazismo, eram o antiparlamentarismo, o pangermanismo, o racismo, o coletivismo, a eugenia, o antissemitismo, o anticomunismo, o totalitarismo e a oposição ao liberalismo econômico e político.

No nazismo, o foco principal eram os judeus, mas também perseguiam negros, homossexuais, entre outras minorias, para serem executados nos campos de concentração.

No Brasil, como em vários outros países, a apologia do nazismo é capitulada em lei como crime inafiançável.

Racismo: é uma maneira de discriminar as pessoas baseada em motivos raciais, como cor da pele ou outras características físicas, de tal forma que umas se consideram superiores a outras. Portanto, o racismo tem como finalidade intencional a diminuição ou a anulação dos direitos humanos das pessoas discriminadas. Alguns exemplos de racismo são: Homofobia(preconceito contra homossexuais e bissexuais), Xenofobia(discriminação e intolerância com coisas e pessoas estrangeiras), dentre muitas outras.

O racismo é qualquer pensamento ou atitude que separam as raças humanas por considerarem algumas superiores a outras.

Quando se fala de racismo, o primeiro pensamento que aparece na mente das pessoas é contra os negros, mas pode ser também contra, asiáticos, índios, mulatos, e até com brancos, por parte de outras raças. Por terem uma história mais sofrida com o preconceito, os negros são principal referência quando é discutido o tema racismo.

Embora no Brasil haja uma forte mistura de raças, a incidência de racismo pode não ser tão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com