TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Organismo Internacional

Casos: Organismo Internacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/10/2013  •  1.700 Palavras (7 Páginas)  •  250 Visualizações

Página 1 de 7

Introdução

O tema escolhido pela equipe foi recrutamento e seleção. Vamos falar mais a respeito, por acharmos de suma importância na área de recursos humanos.

Nesse sentido podemos aprender e colocar em prática a maneira como um gestor de recursos humanos atua.

Podemos adquirir o conhecimento exato de como admitir e demitir funcionários, como observar a pessoa que está sendo entrevistada, como fazer com que o ambiente da entrevista seja agradável e confortável tanto para o selecionador como para o candidato. Todo selecionador deverá pensar em um planejamento antes mesmo da entrevista, para conseguir definir se o candidato está apto ou não para a vaga anunciada, e também se o candidato poderá trazer os devidos benefícios para a organização.

Com base em todas essas informações, seguiremos para o tema desenvolvido.

História do Recrutamento e Seleção de Pessoas

O recrutamento e a seleção de pessoas é um processo antiquíssimo, sendo observado assim que se iniciou a organização dos povos, onde começou a existir uma preocupação em avaliar as pessoas com a intenção de escolher as mais aptas para executar atividades específicas. Tanto no mundo antigo, quanto na idade moderna esses processos estavam direcionados principalmente para as forças militares, sendo que o principal critério para a avaliação das pessoas residia em aspectos anatômicos, como os de compleição e força física. Esta tendência só começa a mudar com a Revolução Industrial, no século XVIII.

A revolução industrial surgiu das grandes fábricas veio com uma demanda muito grande mão de obra operária. Nessa época, o operário era visto como uma extensão das máquinas, sem direitos. Então surge a Relação Industrial. Classe que fazia “meio de campo” entre as indústrias e os operários. Claro que

naquela época o gerenciamento de conflitos era extremamente difícil, já que os patrões só visavam o lucro e os empregados lutavam por direitos. Com o tempo, essa Relação Industrial evolui para o que passou a ser chamado de Recursos Humanos, Como as pessoas ainda eram vistas como meros recursos das fábricas, o termo vinha a calhar.

Foi na década de 30 que a história começou a mudar, com uma singela legislação trabalhista esboçando alguns direitos que por muitos patrões ainda eram vistos como regalias. Em 1943, foi feita a CLT – Consolidação das Leis Trabalhistas, obrigando as empresas a adaptarem seus “RHs” para cumprir a lei. A partir daí, a valorização dos profissionais que trabalham na área de RH cresce constantemente. As empresas precisam estar ligadas no que está acontecendo, Quem não cuida corretamente dos seus funcionários, ou colaboradores, estará predestinado ao fracasso.

A maior característica da Revolução Industrial no que tange ao mundo do trabalho é a fragmentação de tarefas, estudadas por diversos pensadores marxistas, e que tem como consequência a alienação do trabalhador, que não via o resultado de seu trabalho, dominando apenas parte de um todo. Este modelo tinha como foco a otimização da execução do trabalho, destacando-se a individualização do posto de trabalho, o tempo-padrão e a separação das tarefas, com o objetivo de alcançar maior eficiência.

A consequência desta prática para o processo de recrutamento e seleção é que ele passa a ser determinado pelas demandas específicas das tarefas a serem realizadas na organização, baseando-se na qualificação e na especificação do segmento operacional. Emerge, neste período, uma nova classe de operários, que eram recrutados, na maioria das vezes, por meio de forças coercitivas, para ocupar cargos de baixos escalões. Em alguns momentos, observa-se, inclusive a imposição escravocrata.

Em 1983, Chiavenato efetuou a definição de recrutamento e seleção de candidatos de maneira simples, segundo ele trata-se da “escolha do homem certo para o cargo certo”. O Recrutamento e Seleção passaram por diversos momentos, acompanhando os processos históricos, e hoje é considerado fundamenta na cultura organizacional de uma empresa que busca funcionários portadores de um determinado comportamento adequado à visão e objetivos da mesma.

Objetivo

As pessoas e as organizações vivem em um contínuo processo de atrair uns aos outros. As empresas necessitam de pessoas para desenvolver suas atividades, e as pessoas estão no mercado de trabalho à procura de um emprego.

Da mesma forma que os indivíduos selecionam as empresas que querem trabalhar, procurando informações a respeito delas, as organizações também procuram atrair indivíduos e obter informações sobre eles para, se for o caso, admiti-los.

No mercado de trabalho existe uma imensidão de pessoas a procura de um emprego, o que torna o processo de atração e seleção de candidatos uma tarefa cansativa e um pouco complicada para a empresa.

Quando uma empresa demonstra interesse em contratar pessoas, aparecem vários candidatos a vaga. Daí a necessidade de se fazer o recrutamento.

O recrutamento é o processo através do qual existirá um conjunto de técnicas utilizadas para a atração de candidatos altamente qualificados e capazes de ocupar um determinado cargo dentro de uma empresa.

Para se recrutar a pessoa certa é preciso saber o perfil desejado. Para definir esse perfil corretamente, é preciso saber o que a empresa contratante espera do candidato. Além disso, é preciso ter conhecimento da cultura da empresa, seus valores e éticas. Portanto, quando a empresa solicitar o preenchimento de uma vaga, ela deve indicar no formulário de “requisição de pessoal” os requisitos exigidos, a função e o perfil desejado para o candidato. Então, antes de iniciar o recrutamento deve-se fazer a descrição da função e a definição do perfil do candidato.

Simplificando, para que uma empresa não venha a ter transtornos devido à má escolha de um funcionário, são aconselhável que esta, ao fazer a requisição de pessoal deixe bem claro quais são as suas intenções com relação às qualificações dos candidatos e quais as atitudes que ela espera destes.

Segundo Chiavenatto:

Dessa forma, será mais fácil encontrar pessoas que venham realmente a provocar um crescimento tanto da empresa como de sua carreira profissional.

Para começar o processo de recrutamento,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com