TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Tabajaras

Exames: Os Tabajaras. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/9/2013  •  1.960 Palavras (8 Páginas)  •  3.701 Visualizações

Página 1 de 8

Escola de Referência em Ensino Médio Augusto Lúcio da Silva.

Larissa Tenório, José Júnior, Cleideane dos Santos, Emesson Soares e José Eudes.

Os Tabajaras

Correntes-PE

2013

Larissa Tenório, José Júnior, Cleideane dos Santos, Emesson Soares e José Eudes.

Os Tabajaras

Trabalho desenvolvido durante a disciplina de História, como parte da avaliação referente ao 1º bimestre.

Professor (a): Jorge

Correntes-PE

2013

Introdução

O presente trabalho é sobre a tribo indígena Tabajara, mais concretamente sobre suas características gerais e suas origens.

O objetivo especifico deste trabalho é para o pleno conhecimento e efetivação dos saberes sobre diversos povos da América, mas na questão é a tribo Tabajara.

Encontra-se organizado em desenvolvimento, conclusão e fonte bibliográfica, onde o desenvolvimento esta dividido em 2 partes: a 1ª parte faz um resumo sobre a origem, ações desse povo durante a chegada dos portugueses e menciona alguns dos importantes atos dessa tribo( conquistas). A 2ª descreve as características, costumes, rituais, etc.

A metodologia usada para fazer este trabalho foram pesquisas via internet, estudo de artigos e alguns conhecimentos básicos que já sabia-se.

Desenvolvimento

1.

Tabajara é o nome de uma tribo indígena que habita terras nos estados do Ceará e da Paraíba, principalmente na serra de Ibiapaba. São subdivididos em vários grupos que tem as seguintes denominações; tabajaras-da-serra, tabajaras-de-poranga, tabajaras-da-grota-verde, tabajaras-de-ipueiras, etc.

Vindos do litoral de Alagoas e de Sergipe, os tabajaras se fixaram na Paraíba quando a região já era ocupada pelos potiguaras, que viraram seus grandes rivais. Por causa dessa disputa, acabaram se aliando aos colonizadores portugueses.

Antes da chegada dos portugueses ao Brasil já existiam vários grupos indígenas habitando em nosso território. Diante dessa variedade os índios brasileiros foram classificados segundo as línguas distintas, que são: Tupi, macro-jê, aruak e karib.

Observe abaixo as características da língua Tupi e dos grupos indígenas que as falam.

Tupi: os grupos indígenas de língua tupi eram as tribos tamoio, guarani, tupiniquim, tabajara etc. Todas essas tribos se encontravam na parte litorânea brasileira. Estes foram os primeiros índios a terem contato com os portugueses que aqui chegaram.

Essas tribos eram especialistas em caça, ótimos pescadores e desenvolveram bem a coleta de frutos.

A Paraíba já era habitada por grupos indígenas que ocuparam primeiramente o litoral; pertenciam a grande tribo Cariri e vieram provavelmente da região amazônica.

Devido à sua agressividade, foram chamados de tapuias por outros nativos, o que significa inimigos. Por volta de 1500 chegaram novas famílias indígenas, pertencentes à Nação Tupi-Guarani: eram os Potiguaras, emigrados do litoral maranhense e que se situaram na parte norte do litoral paraibano, desde as proximidades da Baía da Traição até os contrafortes da Borborema, de onde moveram guerra aos Cariris; o resultado foi o deslocamento destes últimos, para as regiões sertanejas.

Na época da conquista da Paraíba – segunda metade do século XVI – chegaram outros silvícolas, dessa vez pertencentes à tribo Tabajara, também de origem Tupi-Guarani, mas logo tornaram-se inimigos tradicionais dos Potiguaras, fixando-se na várzea do rio Paraíba. Tabajaras: Na época da fundação da Paraíba, os Tabajaras formavam um grupo de aproximadamente cinco mil pessoas. O seu nome indicava que viviam em tabas ou aldeias. Eram sedentários e de fácil convívio. A aliança que firmaram com os portugueses foi de grande proveito para os índios quando da conquista da Paraíba e fundação de João Pessoa.

Todos os aldeamentos ao sul do Cabo Branco pertenciam a indígenas dessa tribo e deram origem a muitas cidades e vilas, como, Aratagui (Alhandra), Jacoca (Conde), Piragibe (João Pessoa), Tibiri (Santa Rita), Pindaúna (Gramame), Taquara, Acaú, Pitimbu. Os Tabajaras parecem ter deixado o território paraibano em 1599.

2.

Os costumes dos tabajaras

Os principais – Um tipo de parlamento – A vida

Social dos 6tabajaras.

Quando os brancos chegaram à Ibiapaba ali viviam índios de língua geral, ocupando o terço norte do Planalto. A eles rendiam vassalagem os outros Tapuias da serra. Poucos tinham cabelos brancos. Nenhum calvo. Por hábito, arrancavam os pelos do corpo, inclusive sobrancelhas e a barba.

Vaidosos quanto a honrarias e a postos eram supersticiosos. Desordenados no beber, no que se iniciavam desde os sete anos. Eram os Tabajaras.

Suas festas eram animadas com flautas e tambores, valendo a lembrança de que poucas lendas nos ficaram dos nativos, sendo o fato atribuído à colonização Missionária, preocupada em “apagá-las e em substituí-las”.

O PARLAMENTO & A ALDEIA

“A Nação Tabajara, entre todas as do Brasil, é a de melhor juízo”. Todas as decisões eram tomadas em forma de consultas, e, para tanto, havia no centro de cada aldeia uma casa-parlamento. Ali os interessados, especialmente fidalgos e velhos, armavam suas redes e debatiam até que chegassem a um acordo. Geralmente os debates eram longos, cabendo ao Principal decidir sobre o que haviam de fazer. As aldeias eram

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com