TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os levitas? Desde quando?

Resenha: Os levitas? Desde quando?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/2/2015  •  Resenha  •  1.421 Palavras (6 Páginas)  •  251 Visualizações

Página 1 de 6

hhhhhhhhhhhhhhhhhhhhttp://prazerdapalavra.com.br/component/content/article/1540-sylvio-macri/6168-mudou-o-significado-de-louvor-sylvio-macri.html

Levitas? Desde quando?

— 29/01/2014

Artigo de 2009.

Há cerca de onze anos, ao menos pelo que me lembro, começou a surgir por aqui, no Sul, um movimento que logo adentrou a Igreja. Membros de Ministérios de “Louvor” (música na Igreja), passamos a ser denominados LEVITAS. E também, vítimas de uma euforia até ingênua, passamos a nos autodenominar LEVITAS.

Era a moda na época. Perguntados sobre o que fazíamos na Igreja, a resposta era única: Somos LEVITAS! E por um bom tempo foi assim. Mas o tempo passa, e com ele vem algumas mudanças na vida da Igreja, e na das pessoas. Deixamos de lado este novo costume de Títulos. Mas, Brasil afora, a moda pegou, e ainda é uma constante no meio evangélico. Músicos e cantores são naturalmente associados ao termo LEVITA.

Mas, diante de tudo isso, os membros dos Ministérios de Música podem ser denominados LEVITAS? O que é um LEVITA? E por que estes grupos hoje são chamados assim? Vamos então analisar alguns fatos.

O nome Levita provém do pai da Tribo, Levi. Levi este que as Escrituras confirmam ser filho de Jacó (Israel), descendência de Abraão (Gn 29.34). Também da linhagem de Levi surgirão Moisés e Arão (Ex 2). Parece confuso, mas vê-se que os Levitas vêm de uma linhagem especial.

Os Levitas foram separados por Deus para uma série de trabalhos especiais. Se começarmos a relatar alguns dos seus trabalhos, veremos sua importância. E a importância era tanta que Deus ordenou a Moisés que não os incluísse na contagem dos homens das Tribos, quando da formação do Exército para a invasão da Terra Prometida (Nm 1). A eles determinou que guardassem e administrassem o Tabernáculo e todos os seus objetos; Quando havia movimento de partida, os Levitas eram incumbidos da tarefa de desmontar o Tabernáculo, e também de remontá-lo, quando paravam em novo local (Nm 1. 50-51). E Deus ainda deixa o aviso de que qualquer um que seja estranho a estes homens morreria.

Além de tudo isso, os Levitas deviam sempre armar suas tendas ao redor do Tabernáculo, para, dentre outras tarefas, protegê-lo. É interessante fazer a leitura do livro de Números, principalmente no capítulo 3.45, que descreve algo maravilhoso acerca deste povo. Deus afirma que os Levitas são DELE. O capítulo 4 do mesmo livro traz em detalhes os deveres que os Levitas tinham para com O Tabernáculo.

O livro de Números ainda traz uma interessante ordenança, os Levitas serviriam dos 25 anos até os 50 anos, sendo que depois disto nunca mais serviriam neste Ministério (Nm 8.25)! Mais tarde ainda, Davi traria a idade mínima para os 20 anos, quando determinou um lugar fixo para a Arca da Aliança, talvez por entender que sem precisar fazer muita força, os mais jovens poderiam servir neste Ministério (!).

Outra informação importante acerca dos Levitas é que ELES NÃO POSSUÍAM HERANÇA ALGUMA (pelo menos terrena, claro!). Eles viviam com os dízimos (Nm 18.21) dados pelo povo (quem não se lembra da passagem de Neemias, que depois de todo o trabalho que tivera, viu o templo parado e até invadido, por os Levitas não estarem realizando seu trabalho, vítimas da falta de pagamento do dízimo pelo povo – Ne 13).

Até aqui são informações impressionantes acerca deste ministério! Já conseguimos tirar conclusões sobre os questionamentos feitos no início do texto? Pois é, vejamos um pouquinho mais somente sobre os Levitas e vamos ao trabalho.

Como falamos era muito importante o sacerdócio exercido pelos Levitas. Isso mesmo, o ministério Levítico era considerado um sacerdócio, como podemos confirmar em Dt 17.9-18; 18.1, dentre outros. Ainda que os sacerdotes viessem da Família de Arão (que, afinal de contas era o que? Filho da casa de Levi, não?) e estes eram, digamos, hierarquicamente superiores aos Levitas, estes últimos exerciam um sacerdócio sim.

Aos Levitas também estava o encargo de levar sobre si as iniquidades do povo de Israel, pois este povo não podia se achegar à Tenda da Congregação, sob pena de morrerem (Nm 18.22-23).

Talvez o trecho das Escrituras que melhor retrate o trabalho dos Levitas esteja em Deuteronômio, no Capítulo 10, versos 8 até 11. Mas, para não nos alongarmos muito nos deveres dos Levitas, que são muitos, e vão se repetindo ao longo dos Escritos, ainda podemos encontrar Levitas auxiliando a construção do Templo em Esdras, ou na dedicação do Templo.

Se formos a Neemias, além do trecho supracitado, veremos levitas auxiliando na restauração do Templo. São muitas as atribuições, e devo ter esquecido boa parte, mas o que coloquei já serve par nos dar um parâmetro. Mas, antes de prosseguirmos, onde está a música?

No primeiro livro das Crônicas, no capítulo 6, versos 31 e 32, se não me engano, há um relato sobre os que Davi colocou para cantar. Não recordo de mais passagens, mas deve haver.

O interessante de tudo isso é notar que em nada se assemelha o trabalho, os deveres dos Levitas com o que os Ministérios de Música fazem hoje em dia. É mais impressionante tentar compreender o que se passa na cabeça dos que acreditam que são, de fato, Levitas! Esse sacerdócio ACABOU! Aquilo que por eles era feito, passou a ser feito pelos (futuros) rabinos.

Nossos questionamentos, em parte, foram respondidos. Os Levitas nos foram apresentados, e com esta apresentação,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com