TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

POR QUE NOS TORNAMOS HOMO SAPIENS CURIOSUS, ANTES DE NOS TORNAMOS HOMO SAPIENS SAPIENS ?

Por:   •  7/7/2022  •  Ensaio  •  2.809 Palavras (12 Páginas)  •  76 Visualizações

Página 1 de 12

POR QUE NOS TORNAMOS HOMO SAPIENS CURIOSUS, ANTES DE NOS TORNAMOS HOMO SAPIENS SAPIENS ?

                                                                                         João Victor Dias Ferreira[1]

                                                                                          Victor Rodrigues Farias[2]

INTRODUÇÃO

A alguns milhões de anos atrás, os homens começaram a ficar de postura ereta, alterando a musculatura e o corpo para andar em pé, o que deixou as mãos livres para manipular objetos para a caça. Além disso, também fizemos com que nossa mente se elevasse, superando os outros animais, nos tornando seres pensantes. Tudo isso levou a que o comportamento humano fosse fundamentalmente diferente dos outros animais, graças ao seu psiquismo, o homem tornou-se um ser biológico e cultural ao mesmo tempo. Uma síntese de características hereditárias e adquiridas.

 O presente artigo se propõe a mostrar a evolução física e mental do homem, a partir da pré-história até os dias atuais. E o quanto a curiosidade ajudou o homem, que à medida que nossa compreensão da realidade evoluiu, evoluímos juntos. adaptaram-se aos limites impostos pelos ambientes. Aprendemos a manipular o fogo, fabricar instrumentos para caça, viver em grupos. Conseguimos chegar à lua, entendemos o funcionamento do nosso planeta, etc. Tudo movido pela curiosidade. A curiosidade é uma característica natural, o homem sempre é curioso, sempre busca conhecer e aprimorar novas coisas.

O HOMEM PRÉ- HISTÓRICO

Tudo começou na savana com o Australopithecus, há cerca de 4 milhões de anos a.C., tinha cerca de 1,20 m de altura, locomoção bípede e olhos encovados, com um volume do cérebro de 500 centímetros cúbicos. O desenvolvimento do cérebro trouxe capacidades de abstração e discernimento cada vez maiores, estimulando os órgãos dos sentidos. O cérebro é a maior arma para nossa evolução. Como diz Winston, no seu livro “Instinto Humano”:

“De fato, a expansão do número de células cerebrais (até o nosso estado atual, com cerca de 100 bilhões de células nervosas) resultou em uma mente cada vez mais sofisticada. Continuamos a desenvolver uma série de instintos, concomitantemente a um extraordinário salto em nossa aprendizagem, emoção e racionalidade.” (WINSTON, 2002, p. 17)

A partir disso, o homem aprendeu a andar de postura ereta, sem o uso das mãos que agora seriam livres, ganhando mais flexibilidade de geração em geração ao passar dos séculos. O uso da mão e do polegar foi fundamental para a evolução do homem, como diz Engels: “O aperfeiçoamento gradual da mão do homem e a adaptação concomitante dos pés ao andar em posição erecta exerceram, [...], certa influência sobre outras partes do organismo.” (1876, p. 2), porque a partir disso o homem vai se aperfeiçoando e se adaptando a ficar em pé e usar as mãos para outros afazeres, que acaba influenciando outras partes do organismo. No que Darwin vai chamar de correlação do crescimento[3]. Manipular o fogo, domesticar animais, criar e usar ferramentas para a caça e pesca foram outras consequências dessa transformação do homem, tendo uma vida segura e melhor. As relações de cooperação possibilitaram a formação de grupos maiores, cooperando na formação e criação das primeiras civilizações e, consequentemente, na cultura. Já que o ser humano, tem a capacidade de romper com seu passado, questionar o presente e criar um novo futuro, diferente dos animais que, em grande medida, vivem uma  vida de repetição do padrão básico vivido pela sua espécie.

Assim, diferente dos outros animais, os homens não são apenas seres biológicos. Os homens são também seres culturais, que modificam a natureza ao seu favor. Ademais, o ser humano não nasce pronto pelas forças da natureza. A vida de cada indivíduo depende de si mesmo, num eterno processo de descobertas e invenções.

O homem se tornou um animal curioso e saiu a explorar o mundo, rompendo com mitos e fantasias, como diz Leonard Mlodinow: “À medida que nossa compreensão de mundo natural evoluiu, deixamos de pensar que as marés eram regidas por uma deusa, para entendê-las como resultado da força gravitacional da lua [...].” (2015, p. 4).

O QUE NOS FOI CONTEMPLADO GRAÇAS A CURIOSIDADE?

A capacidade e a necessidade da busca nos contemplou com diversos pontos essenciais para que sejamos como somos hoje, a curiosidade e o aprendizado que adquirimos no decorrer da evolução nos tirou da posição de homem primitivo e nos levou a um escalão mais avançado de desenvolvimento. A razão causou no ser humano uma transição de homem primitivo para o homo sapiens sapiens.

“O desejo de saber, de refletir e criar, exercido ao longo de milhares de milênios, nos forneceu as ferramentas para sobreviver, para construir um nicho ecológico único para nossa espécie. Usando mais o poder do nosso intelecto que do nosso físico, moldamos o meio ambiente segundo nossas necessidades, em vez de permitir que o ambiente nos moldasse ou nos derrotasse.” (MLODINOW, 2015, P. 11)

Essa curiosidade nos proporcionou e proporciona muitas coisas; o teatro por exemplo, trata-se de uma arte que não se conhece a origem nem as circunstâncias para que pudesse ocorrer seu desenvolvimento, mas que nasceu junto da curiosidade do homem, que sempre usou sua observação das coisas e dos animais e de tanto observar, por exemplo um pássaro, conseguiu desenvolver uma capacidade de imitá-los, com essa percepção de estudá-los e analisar seu jeito de locomoção, anos depois com muito estudo pôde-se iniciar estudos e experiências para o que hoje é o avião. Portanto é perceptível a capacidade que o ser humano tem de a partir de uma observação casual de um elemento da natureza, conseguir usar aquele conhecimento para gerar algo importante para sua vida.

Não obstante, a vontade de explorar não se dá somente no lugar onde encontramo-nos, na verdade esse desejo abrange sempre uma meta de expandir seus horizontes de conhecimento, uma das ferramentas mais imprescindíveis para que essa expansão tenha se tornado possível foi a bússola, porém se o homem não houvesse se interessado pelo estudo e pelo entendimento do magnetismo não teria chances de conseguir desenvolver essa invenção que foi essencial para localização dos navegadores durante explorações à territórios desconhecidos; imagine: E se o físico inglês William Sturgeon não tivesse tido curiosidade de estudar a atração e a repulsão dos elementos com magnetismo e, a partir disso, inventado o primeiro eletroímã em meados de 1825? Não haveriam chances de ter-se buscado essa ferramenta como recurso, até porque o ser humano pode ser curioso mas só lhe é possível o uso das informações que lhe pertencer em seu espaço, o homem só consegue adquirir o conhecimento se esse objeto fizer parte de seu tempo e de seu espaço, ou seja, se ele fizer parte das suas experiências e suas vivências.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.9 Kb)   pdf (131.6 Kb)   docx (15.5 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com