TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROTOTYPING

Relatório de pesquisa: PROTOTYPING. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/11/2014  •  Relatório de pesquisa  •  2.793 Palavras (12 Páginas)  •  161 Visualizações

Página 1 de 12

-------------------------------------------------

PROTOTIPAGEM

-------------------------------------------------

-------------------------------------------------

Introdução

Protótipo é uma versão inicial do sistema final que está disponível da fase inicial do processo de desenvolvimento. Quando o sistema final é hardware é comum o protótipo servir para testar o design do sistema. Mas se o sistema final for software a sua mais comum utilização é na elucidação e validação dos requisitos. Assim sendo, é fundamental que este seja desenvolvido rapidamente. Consequentemente, algumas funcionalidades serão sacrificadas com o objectivo de acelerar o desenvolvimento do protótipo que em seguida se destaca: facilidade de manutenção, qualidade, performance, fiabilidade (Kotonya, Sommerville 1998).

Um protótipo é um sistema de demonstração que se apresenta aos utilizadores e Stakeholders (Os Stakeholders são as pessoas ou organizações que são de alguma forma afectadas pelo sistema e/ou que tem directamente ou indirectamente influência nos requisitos do sistema) de forma a validar os requisitos conhecidos ou obtê-los quando os requisitos conhecidos são vagos ou indefinidos. Um protótipo pode ser usado como meio de comunicação entre os diversos membros da equipa de desenvolvimento ou mesmo como meio de nós mesmos testarmos a nossas ideias (Sommerville, Sawyer 1997).

A prototipagem tem influência em duas actividades do processo de engenharia de requisitos, a actividade de identificação e descoberta de requisitos e na actividade de validação de requisitos. A experiência de os utilizadores analisarem a forma como o sistema irá suportar o seu trabalho, poderá traduzir-se em novos requisitos (actividade de identificação e

descoberta de requisitos). Poderá igualmente, revelar a correcção ou incorrecção dos requisitos propostos (actividade de validação de requisitos).

Um outro motivo para recorrer a prototipagem é que geralmente os Stakeholders não conseguem especificar o que pretendem, mas perante um sistema e após uma breve utilização, facilmente especificam o que não pretendem. A experiência permitiu concluir que o sistema final será tanto melhor quanto mais iterativo for o processo de desenvolvimento do protótipo (Rogers, Sharp, Preece, 2002). O protótipo permite demonstrar conceitos, opções de designe, aumentar o conhecimento sobre os problemas e sobre as possíveis soluções.

Os protótipos podem ser desenvolvidos usando tecnologias que em nada se assemelham com as do sistema final (Kotonya, Sommerville 1998).Os protótipos podem ser elaborados recorrendo a diversas técnicas, materiais e consequentemente, apresentam diversos custos (Rogers, Sharp,Preece 2002). Os protótipos podem ser um conjunto de folhas de papel com as interfaces do sistema desenhadas, as interfaces do sistema elaboradas em alguma aplicação de efectuar apresentações, maquetes a 3 dimensões, um pedaço de software, um vídeo em que se simula uma tarefa, entre muitas outras possibilidades. A prototipagem tem sempre como fim permitir aos Stakeholders interagirem com a visão do sistema final. Dependendo dos objectivos a atingir e dos Stakeholders é que se decide o tipo, as técnicas e os materiais a utilizar no desenvolvimento do protótipo.

Ynome Rogers, Helen Sharp e Jennifer Preece(2002) defendem que uma cultura de efectuar prototipagem origina uma cultura de busca pela inovação.

-------------------------------------------------

[editar] Benefícios

A aplicação da

prototipagem pode traduzir em um conjunto alargado de benefícios no desenvolvimento do sistema, que em seguida se especificam:

* Se os Stakeholders não conseguirem especificar ou especificarem os requisitos de forma ambígua, poderão concordar com um documento de requisitos que não reflecte as suas necessidades. A prototipagem permite demonstrar aos Stakeholders o significado de requisitos (Sommerville, Sawyer 1997);

* A prototipagem permite validar os requisitos conhecidos. A análise cuidada dos requisitos em conjunção com reavaliações sistemáticas dos requisitos permitem reduzir a incerteza sobre as funcionalidades do sistema. No entanto, a forma mais fiável de validar um requisito é experimentá-lo. Permite, igualmente, verificar se existem equívocos na interpretação dos requisitos entre os programadores e os Stakeholders (Kotonya, Sommerville 1998).

* A prototipagem permite atenuar os riscos de numa fase avançada do desenvolvimento do software se verificar que existe erros, incoerências ou omissões nos requisitos os quais se traduzem nessa fase em elevados custos de reconversão; No entanto, o desenvolvimento do protótipo poderá levar na fase iniciar a um aumento dos custos que serão atenuados se forem evitados os elevados custos de reconversões em fases avançadas do desenvolvimento (Kotonya, Sommerville 1998).

* A prototipagem é a única efectiva forma de desenvolver as interfaces com o utilizador (Kotonya, Sommerville 1998). Se o protótipo for desenvolvido aquando do processo de desenvolvimento do documento de requisitos poderá mais tarde reduzir os custos de desenvolvimento do sistema (Sommerville, Sawyer 1997);

* Se o sistema for software, o sistema final poderá, em alguns casos, ser desenvolvido

modificando e acrescentando novas funcionalidades ao protótipo minimizando os custos;

* O protótipo permite rapidamente demonstrar a administração e com custos de desenvolvimento reduzidos a utilidade e praticabilidade do sistema (Sommerville, Sawyer 1997) (Kotonya, Sommerville 1998).

* O protótipo pode ser utilizado para treino dos utilizadores antes que o sistema esteja completamente implementado;

* O protótipo pode ser utilizado na fase de testes do sistema com o objectivo de verificar se ambos têm o mesmo comportamento (Kotonya, Sommerville 1998);

-------------------------------------------------

[editar] Problemas

Na aplicação da prototipagem podem ocorrer um conjunto de problemas que em seguida se especificam:

* O tempo de desenvolvimento de protótipos está dependente da experiência das pessoas envolvidas. O tempo de desenvolvimento dos protótipos iniciais poderá ser demorada enquanto se adquire a experiência de como elaborar protótipos de forma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.3 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com