TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Papa Bento XVI

Seminário: Papa Bento XVI. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/9/2014  •  Seminário  •  2.276 Palavras (10 Páginas)  •  270 Visualizações

Página 1 de 10

Recentemente assistimos à renúncia do Papa Bento XVI. O agora cardeal Joseph Ratzinger possui uma longa trajetória dentro da Igreja, inclusive antes de ser papa, que é o cargo máximo da Igreja Católica. Nesse período antes do papado o cardeal Ratzinger presidiu, durante João Paulo II, a Congregação para a Doutrina da Fé.

Durante uma das atuações desse órgão, o cardeal Ratzinger ajudou a expulsar da Igreja Católica um padre brasileiro bastante conhecido. Era o teólogo Leonardo Boff. Ele ajudou a implantar no Brasil a teologia da libertação, que juntava elementos marxistas ao cristianismo. Com isso incentivavam a luta dos pobres por melhorias das condições de vida, incluindo a reforma agrária. Essa foi uma obra de padres da América Latina e ajudou a reformular a Igreja Católica mundial.

Houve em seguida, entretanto, perseguição por parte do setor mais conservador da Igreja. O padre Leonardo Boff foi punido com votos de silêncio e, pouco tempo depois, foi expulso da instituição. Claramente, a Igreja puniu aquilo que considerava diferente de si mesma e que não constituía, portanto, sua identidade. Ora, a Congregação para a Doutrina da Fé é a antiga Inquisição que, em 1965, foi transformada em suas funções e recebeu novo nome.

A Inquisição em si foi um órgão que teve a mesma função semelhante à Congregação para a Doutrina da Fé, qual seja, a de eliminar aquilo que era diferente da Igreja e que ela não queria que existisse. A função era procurar eliminar todas as diferenças daquilo que a Igreja Católica considerava como cristianismo. Como isso envolve o problema da diversidade cultural, conflitos e vida em sociedade, será isso o que estudaremos.

Em primeiro lugar, é preciso pensar que a Inquisição acontece em dois períodos. Primeiramente na Idade Média. Depois disse existe um hiato em suas ação e ela retoma as suas atividades durante a Idade Moderna, já com outra roupagem mas com o mesmo intuito: o de eliminar diferenças. O retorna se dá no período próximo da Contra-Reforma, compreendendo um retorno da luta católica pela hegemonia do cristianismo e contra a pluralidade.

A Inquisição nem sempre existiu. Até o início da Alta Idade Média, quando a Igreja ainda estava em fase de implantação, ela não empreendia grandes lutas contra aqueles que possuíam crenças diferentes do que ela pregava. O que ela procurava fazer era tentar converter alguns reis para que eles ajudassem no processo de evangelização dos pagãos.

Com o passar do tempo, no entanto, ela começou a procurar combater as formas de cristianismo que eram manifestadas de uma forma diferente daquilo que ela dizia ser o mais adequado. Foi assim que ela começou a combater a chamada heresia dos valdenses. Ela foi iniciada por Pedro Valdo, mercador de Lyon. Ele era proprietário de terras, bosques, campos, casas, águas, vinhedos, além de moinhos e fornos, mas abandona seus bens, faz traduzir a Bíblia e passa a pregar o evangelho. Foi viver, enfim, de forma apostólica.

Pedro Valdo era um jovem comerciante rico que um dia, na praça, ouviu a história de um menestrel que contou a história de Santo Aleixo. Esse era um romano que foi para o Oriente e, ao voltar, passou a mendigar, vivendo embaixo da escada da casa de seus pais. Esses, que tinham boa condição financeira, nunca o reconheceram depois que se tornou mendigo, ainda que Aleixo vivesse embaixo de sua escada. Impressionado, Pedro Valdo foi no dia seguinte a um mosteiro para receber ensinamentos teológicos e ouviu como resposta uma citação da palavra de Cristo: “se queres ser perfeito, vai, vende tudo o que tens, e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu, e vem, e segue-me”.

Valdo vendeu todas as suas propriedades e deixou apenas parte de suas terras com suas mulher. Colocou suas duas filhas no convento, gastou boa parte do que recebeu com a tradução e cópia da Bíblia em língua e vulgar e gastou o restante comprando comida para os pobres.

Valdo passa a pregar no sul da França e norte e da Itália. Foi excomungado e com isso passa a desferir fortes críticas contra o clero. Esse movimento de crítica já era conhecido por conta de São Francisco de Assis. No momento dos valdenses, entretanto, a situação da Igreja já não é a mesma de Assis. Nesse momento essa instituição já está atuando no intuito de eliminar os movimentos populares e não mais de reconhecê-los. Não bastasse isso, Lyon havia passado recentemente para o poder de um bispo cisterciense, que buscava afirmar sua autoridade temporal em uma mesma época em que passou a receber críticas por esse poder. Não bastasse isso, havia sido iniciada naquela mesma região a construção de uma catedral, que, conforme o poder da Igreja na época, seria bastante suntuosa, evidenciando novamente o poder temporal que os valdenses tanto criticavam por parte da instituição. Para os milhares de seguidores de Pedro Valdo, a Igreja deveria se abster de tanta riqueza material, assim como ele mesmo o fez, pois isso seria uma maneira de se aproximar da vida de Jesus e de se distanciar do pecado. Esse não era, no entanto, o maior interesse da instituição no momento. Assim, o movimento dos valdenses é massacrado.

Outro movimento também chamado de herege foi o dos cátaros, que acontecia na França, Itália e Renânia (Alemanha). Os cátaros acreditavam que havia um Deus do bem que criou os anjos e as almas e um Deus mal, que haveria criado o mundo material. Dessa forma, tudo o que é material (especialmente o corpo) é maléfico. Exatamente por isso a encarnação de Cristo é impensável, visto que isso implicaria dizer que Jesus é mal. Foi por conta das heresias que, no Concílio de Latrão IV foi criada a Inquisição, que iria impedir que houvesse correntes divergentes do cristianismo.

Entretanto, nem só de combater as heresias viveu a Inquisição. Ela também procurou combater também as “superstições”. Essas já não eram entendidas como um certo cristianismo deturpado, mas como práticas pagãs inspiradas pelo diabo. Por exemplo, houve um caso em Guineforte em que um cachorro foi morto pelo seu dono depois de ter salvado um bebê dos ataques de uma serpente. Ele foi enterrado, mas as pessoas passaram a venerar o cachorro. Elas colocam seus bebês doentes perto do lugar em que o animal está enterrado e depois são mergulhadas no rio gelado. As que sobrevivem são levadas para dentro da comunidade porque o demônio já saiu do corpo delas. A Inquisição combate essa prática.

Mas nem só do combate às diferenças vive a Inquisição. Os católicos perceberam que seria impossível apenas lutar contra todas as heresias, superstições e cultos pagãos. Dessa maneira, ela incorporou um dos festejos pagãos, que foi o Carnaval. Como a Europa nessa época era extremamente cristã e a Igreja possuía

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com