TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Parlamentarismo E Presidencialismo

Resenha: Parlamentarismo E Presidencialismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/2/2014  •  Resenha  •  237 Palavras (1 Páginas)  •  157 Visualizações

Parlamentarismo e Presidencialismo

No Sistema Presidencialista o povo sabe exatamente quem manda e pode escolher a pessoa que mais goste. No Presidencialismo o povo tem que esperar o término do mandato para trocar o governo. Por isso se diz que o Presidencialismo é um sistema gerador de crises.

No Parlamentarismo o Congresso pode ser dissolvido e eleito uma nova maioria e consequentemente um novo 1º Ministro e um novo governo. O país não fica paralisado porque o Presidente assume as funções do Estado enquanto um novo 1º Ministro não assumir o governo.

No Presidencialismo a troca de governo no meio do mandato é muito traumática para a nação, tendo exemplo o caso do Collor, um desastre administrativo. Parlamentarista mas um plebiscito posterior manteve o Presidencialismo. Por causa disso existem tantas crises entre o Executivo e o Legislativo.

Quando o Presidente da República não tem uma maioria segura no Parlamento, como é o caso atual, se vê obrigado a fazer acordos com os Partidos para poder governar. Esses "acordos" são à base da corrupção. No Parlamentarismo o governo já tem a maioria no Parlamento naturalmente. Quando não tem a maioria faz acordo com os Partidos, não precisa negociar individualmente como acontece hoje. O Parlamentarismo obriga aos partidos terem posições claras e definidas para conquistar os eleitores. Isso fortalece os Partidos com Programas claros e alija os partidos de aluguel.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com