TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Patrimônio Público

Trabalho Escolar: Patrimônio Público. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/11/2014  •  309 Palavras (2 Páginas)  •  270 Visualizações

Página 1 de 2

PATRIMÔNIO PÚBLICO

A Gestão Patrimonial compreende um conjunto de processos, metodologias e metas para o correto controle e administração do patrimônio, envolvendo uma fase importante que deve ser ressaltada: a conscientização dos usuários sobre a importância na preservação dos bens públicos.

A gestão dos bens do patrimônio da Administração Pública, com fundamento nas classificações que dividem os bens públicos entre bens móveis e imóveis e entre bens consumíveis e não consumíveis pode ser subdividas em gestão do patrimônio imobiliário, gestão do patrimônio mobiliário e gestão do patrimônio mobiliário consumível, também conhecido por suprimentos.

Tais bens variam de pequenos a grandes vultos financeiros, constituindo numa importante e difícil tarefa na administração de material, pois suas atividades são executadas em diferentes locais por órgãos e repartições diversos, o que torna difícil sua fiscalização.

Portanto, ao controlar é imprescindível ter em mente pelo menos as seguintes informações:

a) a destinação dada aos materiais;

b) seu custo unitário;

c) a quantidade distribuída;

d) as últimas aquisições.

A inobservância dessas informações poderá incorrer em grandes transtornos, pois implica diretamente na falta de controle.

Portanto, promover a organização de forma eficaz e eficiente do setor de patrimônio é responsabilidade direta do administrador, logo, a Gestão Patrimonial, necessita ter à frente, um profissional capacitado, interessado, responsável e com conhecimento dos principais pontos da legislação que regulamenta sua respectiva a área de atuação. Compete ao setor responsável pela gestão patrimonial, o controle e o acompanhamento das atividades inerentes à gestão do patrimônio de forma sistêmica e integrada em todas as unidades administrativas.

O patrimônio público nada mais é que um conjunto de bens e direitos, que por sua vez pertence a uma determinada União, Estado a uma autarquia, ou empresa pública. (Art. 1º, §1º, Lei 4.717/65). Também podendo ser definido como um conjunto de bens e direitos de valor econômico, artístico, estético, histórico ou turístico, que pertence ao povo que por sua vez pertence ao Estado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com