TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

País Canadá

Artigo: País Canadá. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/9/2014  •  Artigo  •  900 Palavras (4 Páginas)  •  224 Visualizações

Página 1 de 4

Canadá

O País

Canadá, deriva de palavra “Kanata”, que na língua dos índios Hurons e IIroquois significa aldeia ou assentamento.

Desde 1547 os mapas designam como “Canadá” toda a região ao norte do Rio São Lourenço.

O Canadá é o segundo maior país do mundo, com 9.970.610 km2. A capital, Ottawa, fica na província de Ontário, a população Canadense é de 33.476.690 bilhões.

Principais Cidades

De acordo com o Censo de 2011, a maioria dos canadenses (84%) vive em cidades.

As principais cidades do país são: Toronto (5,58 milhões), Montreal (3,82 milhões),

Vancouver (2,31 milhões), a região da capital nacional de Ottawa-Gatineau (1,24

milhão), Calgary (1,22 milhão) e Edmonton (1,16 milhão)

Economia do Canadá

A origem do Canadá é uma das mais influentes a nível mundial, de raiz capitalista favorecida por sua proximidade com os Estados Unidos e por diversos tratados comerciais como o Tratado automobilístico (Canadá-United States Automotive Agreement) de 1965.

Moeda: Dólar Canadense

O Canadá é um dos maiores fornecedores mundiais de produtos agrícolas; as pradarias canadenses são um dos mais importantes produtores de trigo, canola e outros cereais.170 O Canadá é o maior produtor mundial de zinco e urânio e é uma fonte global de muitos outros recursos naturais, como ouro, níquel, alumínio e chumbo.168 Muitas cidades no norte do Canadá, onde a agricultura é difícil, são sustentáveis por causa das minas próximas ou pelas suas fontes de madeira. O Canadá também tem um setor industrial bastante grande centrado no sul de Ontário e de Quebec, com os setores automóvel e aeronáutico representando indústrias particularmente importantes.171

A integração econômica com os Estados Unidos tem aumentado significativamente desde a Segunda Guerra Mundial. Isto tem atraído a atenção dos nacionalistas do Canadá, que estão preocupados com a autonomia cultural e econômica do país na era da globalização, visto que as mercadorias e produtos de mídia estadunidenses se tornaram onipresentes.172 O Acordo de Comércio de Produtos Automotivos de 1965 abriu as fronteiras ao comércio na indústria automobilística entre os Estados Unidos e o Canadá. Na década de 1970, as preocupações com a autossuficiência energética e as participações estrangeiras nos setores de fabricação levaram o governo liberal do então primeiro-ministro Pierre Trudeau a decretar o Programa Nacional de Energia (NEP) e a Agência de Revisão do Investimento Estrangeiro (FIRA).173

O Canadá é um dos poucos países desenvolvidos que são exportadores líquidos de energia.168 A costa atlântica do Canadá e a província de Alberta têm vastas jazidas de gás natural e petróleo em alto-mar. A imensa reserva das areias betuminosas do Athabasca dá ao Canadá a segunda maior reserva de petróleo do mundo, a seguir à da Arábia Saudita.

Principal renda do país

(Mercado)

Características gerais da economia canadense

O Canadá possui uma economia desenvolvida, próspera e estável, destacam- se as indústrias tecnológicas, automotivas, petroquímica e de máquinas.

A população canadense possui um elevado padrão de vida e de renda, tornando o mercado interno bastante forte.

O país investe muito no desenvolvimento de tecnologia de ponta, impulsionando por excelentes centros de pesquisas e universidades.

O país integra o NFTA, bloco econômico formado também pelos Estados Unidos e México.

Dados da economia:

Principais setores econômicos: indústrias, tecnologia, finanças.

Principais produtos agro-pecuários produzidos: trigo, cevada, sementes, oleaginosas, tabaco, frutas, legumes, produtos lácteos, produtos florestais, peixe.

Principais produtos industrializados produzidos: equipamento de transportes, produtos químicos, produtos alimentícios, madeira e produtos de pesca, petróleo e gás natural.

Principais produtos exportados: veiculo e peças, maquinário industrial, aviões, equipamentos de telecomunicações,

Produtos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com