TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Perfil Dos Indios No Brasil

Pesquisas Acadêmicas: Perfil Dos Indios No Brasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/2/2015  •  487 Palavras (2 Páginas)  •  294 Visualizações

Página 1 de 2

Em julho de 2012, o instituto Datafolha, um dos maiores do Brasil, realizou uma pesquisa para a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) para saber o que os indígenas brasileiros desejam, mostrando os índios por eles mesmos. Foram realizadas 1.222 entrevistas em 32 aldeias com 100 habitantes ou mais em todas as regiões do país. Foram visitadas aldeias com 100 habitantes ou mais, que, embora representem 33% do total de aldeias, perfazem 81% da população indígena brasileira que vive em aldeia. Saúde é o maior problema abordado pelos índios quando perguntados sobre os principais problemas enfrentados pela população indígena brasileira atualmente. A saúde foi citada por 29%, com menções espontâneas principalmente relacionadas a acesso à saúde, saúde de qualidade (15%), falta de medicamentos na aldeia, remédios, melhor distribuição de medicamentos (7%) e poucos médicos, ter médicos diariamente, médicos especializados, médicos capacitados (6%), entre outras. No Centro-Oeste, as menções a saúde ficam acima da média (39%).

indiomedicoCitações referentes à situação territorial e invasão de terras somam 24%, com destaque para as respostas espontâneas relacionadas a terras próprias, demarcação de terras, recuperar terras (15%). Terra, portanto, não é o principal problema dos índios brasileiros.

Entre os principais problemas enfrentados pelos índios no Brasil aparecem ainda menções à falta de cidadania e preconceito (16%), educação (12%), emprego (9%), falta de terras e recurso para plantar (8%), saneamento básico (5%), alimentação (5%) e drogas (5%), entre outras com menor índice. Para 7%, os índios brasileiros não enfrentam nenhum problema. No Norte (23%) e no Sudeste (27%), a taxa dos que apontam falta de cidadania e preconceito como problema fica acima da média.

Sobre os problemas pessoais enfrentados pelos índios, saúde novamente lidera: 30% deles dão respostas relacionadas a esse tema, com destaque novamente para respostas relacionadas a medicamentos (12%), saúde de forma geral (9%), médicos, médicos especialistas, médicos nos postos de saúde (7%) e falta de postos de saúde (4%), entre outros. Em seguida, na lista de problemas enfrentados nas próprias aldeias, aparecem menções a emprego (16%), saneamento básico (16%), alimentação (12%), educação (10%) e deslocamento e falta de transporte (9%), entre outras. Na região Norte, ficam acima da média as indicações de saúde (39%), saneamento básico (28%), alimentação (21%) e deslocamento ou falta de transporte (16%) como principais problemas enfrentados. De forma geral, 22% dizem não ter nenhum problema, índice que fica acima da média entre os índios da região Centro-Oeste (38%) e Sudeste (37%).

PRINCIPAIS REINVIDICAÇÕES

As principais reivindicações dos índios junto aos governantes estão relacionadas, principalmente, com as áreas identificadas como problemáticas para os indígenas, tanto de forma geral quanto na perspectiva pessoal. Para 25%, os governantes poderiam tomar medidas relacionadas à área da saúde para melhorar a vida dos índios no Brasil Eles citam espontaneamente, nesse caso, médicos, mais médicos, médicos nos postos de saúde (8%), saúde, mais investimentos em saúde, melhorar atendimento (8%) e remédios, mais remédios, remédios que não estejam vencidos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com