TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A principal luta dos índios no Brasil

Resenha: A principal luta dos índios no Brasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/3/2014  •  Resenha  •  462 Palavras (2 Páginas)  •  445 Visualizações

Página 1 de 2

Direito à terra ainda é a principal luta dos índios no Brasil

Apesar de serem habitualmente lembrados pela cultura, religiosidade, costumes ou culinária, a maior e mais árdua herança passada para cada geração de índios do Brasil é a luta pelo direito à terra.

"Atualmente, 'um bando de sem-terra' que quer voltar a ter uma terra, de um modo geral, consegue uma boa terra em cinco anos". Foi assim que o antropólogo indigenista e professor da Universidade da Bahia (Uneb), José Augusto Sampaio, respondeu a uma aluna que, durante a palestra dele, disse acreditar que 'os índios são um bando de sem-terra disfarçados'.

Com mais de 20 vinte anos de estudos sobre os índios, Sampaio, que também é diretor da Associação Nacional de Ação Indigenista (Anaí), calcula que o tempo médio para a conclusão do processo de demarcação de territórios indígenas é de cerca de 30 anos. "Não é uma terra qualquer", afirmou o antropológo, comparando com a situação do MST que busca áreas produtivas em lugares diversos. "É aquela terra, onde os mortos estão enterrados, onde tem uma história deles ali", complementa.

PECs - Projetos de Emenda Constitucional (PECs) que resultariam em derrotas significativas para os povos índigenas brasileiros. A PEC 215/2000, que possibilita a revisão de demarcações de terras indígenas já homologadas e a PEC 237/2013, a qual torna possível a concessão de terras indígenas a produtores rurais e ainda transfere do Poder Executivo para o Congresso Nacional a decisão final sobre a demarcação das reservas.

"A demarcação virou moeda de troca para o governo", disparou o cacique Cláudio Tupinambá, que promete acionar organismos internacionais para garantir os direitos já assegurados aos índios.

Awá

segunda-feira 24 de fevereiro, 2014. Madeireiros são expulsos do território Awá.

A operação segue a campanha internacional para salvar a tribo Awá da extinção. Após o lançamento da campanha, em abril de 2012, o governo brasileiro anunciou que o caso Awá era uma prioridade, e enviou um esquadrão de pelo menos 200 soldados, policiais e agentes do governo no início de 2014 para retirar os invasores. Fontes oficiais confirmaram que o lançamento da Operação Awá é devido à pressão internacional.

Os Awá são uma das últimas tribos de caçadores-coletores nômades no Brasil, e dependem da floresta e sua caça para sobreviver. Mas eles têm vivido com medo, já que madeireiros ilegais estavam se aproximando.

Mais de um terço da floresta em um dos territórios dos Awá já foi destruído, e a tribo está preocupada com a segurança de seus parentes isolados que são forçados a viver constantemente fugindo de madeireiros fortemente armados. Mais de quarenta anos de campanhas para os direitos dos povos indígenas mostraram para nós que a opinião pública é a única força eficaz que pode trazer mudanças reais.’

‘’No meu mundo a natureza esta comigo e ela esta escutando.’’ Davi Yanomami

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com